Política

CUNHA

Cunha inclui Lula e Temer na suas testemunhas de defesa

Na noite desta terça-feira 01, o réu na lava-jato Eduardo Cunha que está preso desde o dia 19 de outubro, incluiu Lula e Temer e mais 20 nas suas testemunhas de defesa sobre as acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas em relação à exploração de Petróleo em Benin na África, recebendo mais de 1,5 milhões de dólares em conta na Suíça. Cunha e seus advogados não declararam os motivos das escolhas de Lula e Temer como defesa, só declararam que era imprescindível ouví-los sobre essas acusações .

quarta-feira 2 de novembro| Edição do dia

Cunha já havia declarado antes de ser preso que teria muita lama para soltar e que poderia levar vários políticos junto com ele, alegando que “poderá derrubar deputados, senadores e até ministros”, inclusive apontando sua mira para Moreira Franco, que é secretário do Programa de Parceria de Investimentos do governo de Michel Temer, desagradando o governo golpista e o PMDB.

Mas, apesar de sua prisão e condenação ser comemorada por tudo o que Cunha representa de mais retrógrado e conservador na nossa política, devemos pensar quais são os reais objetivos da lava-jato e quem está por trás da grande farsa que significa essa operação, que apenas substitui uma corrupção petista por uma com cara da direita. Para reforçar a ideia de neutralidade, de um lado coloca o judiciário como imparcial, como se estivesse apenas cumprindo seu papel julgando as acusações de corrupção, escondendo seu papel em orquestrar o golpe institucional e de outro busca uma “limpeza” na política para poder colocar políticos que serão capazes de atacar mais ainda os direitos dos trabalhadores, da juventude e do povo pobre para dar a resposta que a burguesia quer para que nesse momento de crise continue lucrando às custas das nossa vidas.

As testemunhas de defesa causam bastante estranheza, mas é importante lembrar que foi com essa direita que o PT estava lado a lado todos esses anos, e foi nessa cova que ele se enterrou. Será que Lula iria defender Eduardo Cunha das acusações mesmo depois de tudo o que ele representou em relação ao golpe? Será que Lula e Temer se unirão como testemunhas e vão representar uma troca de favores com o Cunha?




Tópicos relacionados

Michel Temer   /    Operação Lava Jato   /    Lula   /    Eduardo Cunha   /    Política

Comentários

Comentar