×

CORONAVÍRUS | Crivella autoriza ônibus a circularem lotados com passageiros em pé

Sem nunca ter fiscalizado as medidas que proibiam ônibus lotados, agora prefeito resolve liberar que eles lotem.

segunda-feira 22 de junho de 2020 | Edição do dia

Marcelo Crivella, o prefeito do Rio de Janeiro, publicou um decreto no Diário Oficial desta segunda-feira em que autoriza os ônibus a circularem com passageiros em pé. Embora o texto do decreto mencione a necessidade de limitação de número de pessoas, não há explicação de como realizar este controle. Desde março os ônibus estavam obrigados a limitar o número de passageiros ao número de poltronas disponíveis, como uma medida de combate a covid-19.

Como já denunciamos, a proibição dos passageiros em pé nunca se tornou uma realidade. Fotos publicadas por usuários do transporte coletivo mostram veículos superlotados, uma situação que nunca foi correta nem saudável mas que em tempos de pandemia, se tornou fatal.

Os trabalhadores que dependem dos ônibus para trabalhar, caso de todos os empregados em serviços essenciais, como saúde, alimentação, logística e outros, mesmo que recebam todos os EPIs necessários (coisa que não tem ocorrido na maioria dos locais de trabalho) e sigam todas as recomendações de protocolos de higiene, estão totalmente expostos nos ônibus lotados, que são verdadeiras incubadoras de vírus.

Ao autorizar os passageiros em pé, Crivella está legalizando essa situação dramática, ao invés de combatê-la. Essa é mais uma mostra de seu total descaso com a vida das pessoas, especialmente a vida dos trabalhadores, como já mostramos também nessa matéria sobre a doação de equipamentos obsoletos para cidades vizinhas a fim de que não atrapalhem seu cronograma de reabertura




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias