Negr@s

RACISMO

Criança negra tem cabelo cortado à força em ato racista

Na imagem, foto da criança antes e depois de ter os cabelos cortados de maneira forçada

sexta-feira 15 de dezembro de 2017| Edição do dia

Uma menina de 9 anos teve o cabelo cortado à força por tias e primas no último fim de semana em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo.

Segundo a vítima e sua mãe, a menina estava na casa da avó materna quando as agressoras a colocaram sentada na cadeira e começaram a cortar seu cabelo desordenadamente. A criança, que é negra, disse também que as tias e primas riam e a ofendiam com injúrias raciais.

Segundo a menina, as agressoras cortaram seu cabelo sem consentimento. Elas teriam dito: "a sua mãe não cuida do seu cabelo. Você tem o cabelo podre e nós vamos arrumar".

A mãe da menina diz ainda ter recebido uma ligação em que a tia dizia que sua filha era uma "negrinha de cabelo podre" e que iriam consertar o cabelo dela. Segundo a mãe, a menina relatou à polícia que, depois do ocorrido, tem sentido dores no couro cabeludo por causa dos puxões de cabelo. Foi feito um Boletim de ocorrência (BO) de injúria racial e lesão corporal.

Do cabelo, passando pelo nariz, lábios, da cor da pele ao formato do corpo, nos trabalhos precários, e na violência policial, o racismo estruturalmente enraizado no Brasil, segue mostrando sua cara todos os dias.




Tópicos relacionados

Racismo   /    Racismo   /    Negr@s

Comentários

Comentar