×

METRÔ SP | Coordenador do Sindicato dos Metroviarios-SP é punido por vídeo contra privatização

Entidades e coletivos divulgam notas de repúdio contra o ataque vindo da direção do Metrô de SP a Alex Fernandes, e exigindo liberdade de manifestação política e sindical.

terça-feira 22 de janeiro de 2019 | Edição do dia

No último dia 17, Alex Fernandes, diretor e coordenador do Sindicato dos Metroviários de SP, recebeu uma suspensão de 3 dias do trabalho por ter postado um vídeo nas redes sociais chamando a categoria para participar da assembleia e denunciando os ataques, consequentes da política de privatização.

O Metrô de SP justifica a suspensão por Alex supostamente ter descumprido o "código de conduta e ética da empresa". Uma espécie de instrumento normativo interno, ilegal, o qual os trabalhadores são obrigados a cumprir e a se comprometer a não criticar a empresa. Ou seja, trabalhar sob a lei da mordaça e da censura.

Confira abaixo as entidades e coletivos que se posicionaram em solidariedade a Alex Fernandes e denunciando esse ataque do Metrô de SP.

Brasil:
Movimento Nossa Classe Metroviários
FENAMETRO
Sindicato dos Metroviários de SP
Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP)
CSP- Conlutas SP
Sindicato dos Químicos Unificado/ Intersindical CCT

Estado Español: Cristina Mas. Delegada sindical de trabajadores de prensa. Militante de Lucha Internacionalista (LI); Luis Carlos Gómez Pintado. Delegado sindical de trabajadores de AENA –Aeropuertos-. Militante de LI; Josep Lluis del Alcázar. Delegado sindical de enseñanza pública. Militante de LI; Marga Olalla. Delegada sindical de trabajadores municipales de Barcelona. Militante de LI; Pedro Mercader. Delegado sindical trabajadores Escuelas Mayores (Universidad Barcelona). Militante de LI; Miquel Blanch. Delegado sindical de profesorado de escuelas de adultos, miembro de la Corriente Sindical de CCOO de Girona. Militante de LI; M. Esther del Alcázar. Delegado sindical de enseñanza pública. Militante de LI

Panamá: Priscilla Vásquez, dirigente nacional de los Trabajadores del Seguro Social de Panamá., Virgilio Arauz, dirigente de Propuesta Socialista.

Peru: Enrique Fernández Chacón, ex diputado nacional, dirigente de Unidos en la Lucha,

Venezuela: Orlando Chirino, Coordinador Nacional de la corriente sindical CCURA, ex candidato a presidente del PSL(Partido Socialismo y Libertad); José Bodas, Secretario General de la FUTPV (Federación Unitaria de Trabajadores Petroleros de Venezuela); Miguel Ángel Hernández, Secretario General del PSL (Partido Socialismo y Libertad);

Chile: Ranier Rios, dirigente MST (Movimiento Socialista de los Trabajadores)

Turquía: Sedat Durel, Secretario General del Sindicato de los trabajadores revolucioniarios de la telecomunicación y de centro de llamados (Dev İletişim-İş); Atakan Çiftçi, delegado del Sindicato de los trabajadores de educación y de ciencia (Eğitim-Sen); Oktay Çelik, presidente del Partido de la Democracia Obrera

Reunião Unificada das bancadas eleitas das CIPAs linhas 1, 2, 3 e manutenção Linhas do Metrô de SP.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias