×

Legalização do aborto | “Contra Damares e Feliciano, lutar pelo direito ao aborto que o PT negou por 13 anos", diz Maíra Machado

Conversamos com Maíra Machado, professora da rede estadual e militante do Pão e Rosas sobre a necessidade de combate à extrema-direita de Bolsonaro, Feliciano e Damares na luta pelo direito ao aborto e em debate com a declaração de Lula, que se diz em defesa desse direito, mas que, junto aos anos de governo de Dilma, não legalizaram o aborto em 13 anos.

Maíra MachadoProfessora da rede estadual em Santo André, diretora da APEOESP pela oposição e militante do MRT

quarta-feira 6 de abril de 2022 | Edição do dia

“A ministra Damares Alves e Marcos Feliciano, dois representantes do que tem mais de asqueroso e reacionário da política escancaram hoje, frente a declaração favorável de Lula, todo seu ódio contra as mulheres e contra o direito ao aborto.

Não é de hoje que sabemos que Feliciano e Damares são contra o direito ao aborto, se colocando contra um direito que toda mulhere deveria ter e sendo parte continuar uma lista enorme de mulheres trabalhadoras e jovens, principalmente as negras que morrem em abortos clandestinos diariamente.

Os dois representam o que tem de mais podre na política nacional e reacionário da extrema direita, junto a Bolsonaro e Mourão são linha de frente em aprofundar as opressões machista, misógina, lgbtfóbica e racista no nosso país. O aborto inseguro é a maior causa de morte entre mulheres no Brasil e são esses setores aliados de Bolsonaro e ligados às cúpulas da igreja evangélica que não só apoiam todos os ataques econômicos que vieram para precarizar e arrasar ainda mais a vida das mulheres, como também são contra a que nós tenhamos direito ao nosso próprio corpo.

Por isso, é necessário defender a legalização do aborto, por aborto legal, seguro e gratuito, para que as mulheres não morram mais nas filas dos abortos clandestinos e tenham direito a seu próprio corpo, assim como a educação sexual nas escolas e fornecimento de contraceptivos gratuitos. É necessário também dizer que durante os 13 anos de conciliação petista, inclusive com setores da igreja evangélica, as mulheres continuaram morrendo nessas mesmas filas para abortar. Os governos Lula e Dilma nada fizeram para que a legalização do aborto avançasse no país. Nosso ponto de apoio são a maré verde na Argentina e a luta pela legalização do aborto na Polônia. Nos apoiamos nas mulheres que são linha de frente da luta pela legalização do aborto contra todos os setores reacionários como Damares, Feliciano e Bolsonaro que são os grandes inimigos da luta das mulheres.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias