Observatorio

OBSERVATÓRIO

Conheça o Observatório da Precarização do Trabalho e da Reestruturação Produtiva

O Observatório da Precarização do Trabalho e da Reestruturação Produtiva é a nova iniciativa do Portal Esquerda Diário.

terça-feira 30 de junho| Edição do dia

Está sendo lançado neste dia 1º de julho o Observatório da Precarização do Trabalho e da Reestruturação Produtiva, uma iniciativa do portal Esquerda Diário com colaboração de pesquisadores em todo país. O intuito do Observatório é estudar os novos fenômenos de precarização do trabalho, ligados à reestruturação produtiva, que se abrem a partir da crise de 2008 e que inclui as novas modalidades de trabalho intermitente, como a chamada indústria 4.0, o novo proletariado de serviço e, sobretudo, o capitalismo de plataforma, com trabalhadores de aplicativos e entregadores como uma das ênfases que o grupo de pesquisadores se propõe a investigar.

A proposta é ser um produtor de materiais teóricos, investigações científicas, colunas sistemáticas de pesquisadores, produção de material audiovisual e pesquisa de campo com distintos setores de trabalhadores. Buscamos fazer isso a partir das próprias estruturas operárias, em conexão com os trabalhadores e sem separar a atividade intelectual do anseio político de fortalecer as lutas e a auto-organização desses trabalhadores. Nesse sentido, no comitê de pesquisadores do Observatório contamos com trabalhadores de distintas categorias, como parte de buscar essa fusão entre a teoria e a prática.

A materialização desses esforços estará na página do Observatório, que se encontra aqui, no Esquerda Diário, onde será disponibilizado todo o material de pesquisa, investigações, entrevistas, colunas, com difusão pelo Portal Esquerda Diário que, tendo completado mais de cinco anos de existência, já se consolidou como um dos maiores sites da esquerda brasileira, sendo parte ainda de uma rede internacional de diários em 12 países, em 8 idiomas.

Entre os programas que teremos com sistematicidade, estarão entrevistas em vídeo e escritas com intelectuais e trabalhadores. Para isso estaremos também em parceria com o podcast Peão 4.0, que é uma mídia produzida e protagonizada pelos próprios trabalhadores, onde difundem denúncias, apoio às lutas operárias e debates de assuntos do mundo do trabalho. O intuito dos programas será buscar conectar os principais pesquisadores da área no país com as próprias denúncias dos trabalhadores sobre as condições de trabalho. Nesse sentido, um dos recursos que estará disponível na nossa página é um banner de fácil acesso em que trabalhadores podem enviar suas denúncias sobre exploração, assédio moral ou perda de direitos, que serão sempre coletadas e analisadas pela equipe da pesquisa, visando permanentemente produzirmos materiais de denúncia sobre as condições de trabalho.

O Observatório conta com a coordenação de Iuri Tonelo, que é doutor em sociologia pela Unicamp e atualmente faz pesquisa na área de uberização do trabalho e reestruturação produtiva no pós-doc da Universidade de São Paulo. E conta também com a coordenação de Daphnae Helena Picoli, que é economista pela Unicamp e atualmente é editora da seção de economia do portal Esquerda Diário.

Se você é pesquisador da área ou trabalhador que quer colaborar com o projeto, envie-nos e-mail em: [email protected]

Contatos dos pesquisadores:

Iuri Tonelo – [email protected]
Daphnae Helena - [email protected]
Vitória Camargo - [email protected]
Isabela Santos - [email protected]
Weckson Oliveira - [email protected]

Pesquisadores e Equipe Podcast peão 4.0:

Bianca Rozalia Junius - [email protected]
Gabriel Biro - [email protected]
Tatiane Lima - [email protected]




Tópicos relacionados

Observatorio

Comentários

Comentar