Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Confira a edição de hoje do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda

Redação

Confira a edição de hoje do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda

Redação

Hoje, 20 de junho, lançamos a segunda edição do Carcará, seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda. São 5 textos que discutem política, literatura, produção artística independente e poema.

Na edição deste domingo, 20, a seção de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda, Carcará, traz 5 produções, sendo dois textos que dialogam com a política nacional, um de homenagem ao aniversário de 182 anos do escritor Machado de Assis, um poema e uma charge, ambas artes realizadas por artistas independentes. Confira abaixo os títulos e matérias:

Um debate com o manifesto "Artistas pelo Impeachment"
Por Luno P.
Partindo do manifesto “Artistas pelo Impeachment”, apresenta um debate sobre quais os caminhos e saídas para a arte, os artistas e a população em geral diante do governo Bolsonaro e regime político do golpe institucional que cerceia a liberdade de pensamento e expressão artística e crítica. Com esse debate, apresentamos uma saída que confie em nossas próprias forças, sem ilusão em setores do regime que supostamente fazem papel de oposição ao presidente, com independência de classe e prezando pela auto-organização dos trabalhadores.

182 anos do aniversário de Machado de Assis, sua obra e atualidade como arma da crítica
por Lara Zaramella, Mathias Nery, Pedro Pequini
No dia 21 de junho completam-se 182 anos do nascimento de Machado de Assis, grande escritor brasileiro, com suas obras que descrevem e analisam a sociedade do final do século XIX. Através de discutir o conto “Pai contra Mãe”, fica clara a atualidade da escrita de Machado para representar as relações sociais no país, com questões de gênero e raça que estruturam a formação da sociedade brasileira.

Fundação Palmares e a direção da arte no governo Bolsonaro
por Samuel Rosa
Nesta semana, a Fundação Palmares volta a ser o centro do debate sobre cultura no país. Na quinta-feira, dia 10, a Fundação Palmares, que tem como presidente o negacionista Sergio Camargo, lançou um relatório público onde anunciou o corte de mais de 300 obras de seu acervo. Este corte dá as caras de qual projeto é o levado a frente pelo Governo Bolsonaro e Mourão à cultura: uma política de controle e censura do potencial artístico e intelectual do país.

Charge: Trabalhadores da indústria sem vacina
por Maraya Furtado
Charge evidencia o fato de que trabalhadores da indústria no Brasil, que estiveram trabalhando durante toda pandemia cumprindo um serviço essencial para o funcionamento da sociedade como um todo e em particular até para a própria vacinação da população, seguem majoritariamente sem terem recebido vacina contra covid-19.

Poema: Carcarar
por Mafê Macedo
Poema feito pela Mafê Macedo, estudante de Psicologia da UFMG.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Carcará - Semanário de Arte e Cultura]   /   [cultura]   /   [Arte]   /   [Literatura]   /   [Marxismo]   /   [Agenda Cultural]   /   [Cultura]

Redação

Comentários