×

Greve | Confiando em sua força, garis decidiram continuar a greve em assembleia nessa tarde (31)

Os trabalhadores da Comlurb votaram a continuidade de sua greve em assembleia realizada ontem. A votação foi praticamente unânime. A votação expressa a confiança em suas forças para seguir se enfrentando com Paes e garantir suas reivindicações.

quinta-feira 31 de março de 2022 | Edição do dia

A votação da greve aconteceu em uma assembleia convocada com menos de 4hs de antecedência pela diretoria do sindicato (UGT). A diretoria do sindicato não escondeu na convocatória que pretendia terminar a greve, e para isso convocou a assembleia num local a 47,5km da central do Brasil no centro da cidade. Porém, mesmo assim a categoria compareceu em importantes números na assembleia e conseguiu aprovar a continuidade da greve. A diretoria fez falas dos “riscos” da greve mas não se atreveu a defender abertamente o fim da greve nessa assembleia.

A greve dos garis se enfrenta com imensa intransigência de Eduardo Paes que se nega a oferecer um reajuste salarial de acordo com as perdas inflacionárias e revisar a pioria no plano de saúde dos trabalhadores. A greve também se enfrenta com um discurso de ataque aos ativistas e a esquerda por Eduardo Paes, com medidas repressivas da empresa estatal por ele comandada, fazendo milionários contratos de emergência para contratação de trabalhadores para furar greve, escolta armada de fura greves, e ainda ataques do judiciário que considerou a greve ilegal. Mesmo assim os garis e demais trabalhadores da COMLURB tem mostrado uma confiança em sua força, e podem avançar nesse enfrentamento e vencer.

Veja também: 5 propostas para a greve dos trabalhadores da COMLURB no enfrentamento com PAES e a empresa

É urgente cercar de solidariedade a greve. Fazer o progressismo carioca que tanto apoiou os garis em 2014 se pronunciar nas ruas e nas redes para contribuir na vitória. Por isso chamamos todos os sindicatos, os importantes sindicatos de petroleiros e professores onde a esquerda tem peso de direção (Sindipetros, SEPE) a assumirem essa postura que pode contribuir a pressionar a que sindicatos dirigidos pela CUT e CTB (ligados a PT e PCdoB) apoiem a greve dos garis, o que hesitam em fazer já que ela atinge um aliado eleitoral que buscam para essas eleições: Eduardo Paes. Nessa greve poucas forças políticas tem se dedicado a apoiar os garis para que consigam sua vitória, uma delas é o Polo Socialista e Revolucionário, composto pelo MRT, pelo PSTU, pela CST-PSOL e outras correntes. A presença de correntes que compõem o polo tem acontecido nos atos e piquetes.

A presença da esquerda e cada trabalhador e jovem carioca que solidarizar amanhã com os trabalhadores da COMLURB pode contribuir na força do ato, na auto-confiança dos garis e para a vitória dos garis que fortaleceria toda nossa classe.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias