Sociedade

COMUNIDADES TRADICIONAIS

Comunidades tradicionais do RN vivem situação grave com pandemia e são negligenciadas pelo governo

De acordo do a secretaria estadual de saúde (SESAP), o Rio Grande do Norte já atingiu 857 casos e 48 mortes por COVID-19, uma situação que deixa todos e todas apreensivos, principalmente com as perdas de trabalhos formais e informais.

Amanda

Ekede de Oxossi no Ilê Olorum

quinta-feira 30 de abril| Edição do dia

Não sabemos quando a situação chegará ao fim nem quanto esse processo pode piorar a vida dos que já viviam em vulnerabilidade. Diante desse quadro, diversos movimentos sociais têm-se articulado e buscado alternativas, boa parte destas são pedido de socorro ao poder público, e foi neste sentido que as COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS entendendo a vulnerabilidade que em se encontravam, solicitaram suporte à Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte - COEPPIR/RN.

Ocorre que os solicitantes foram surpreendidos com uma resposta extremamente baixa e desumana.

Na solicitação dos povos tradicionais, estes pautaram o quanto a desigualdade social era matéria cotidiana e este quadro agravou-se com a chegada da pandemia. A fome e a necessidade de materiais básicos de higiene é uma questão concreta principalmente nestes espaços de maioria idosa, LGBTI+ e negra. No entanto, a resposta do Subcoordenador de Ações Afirmativas, o senhor Ludjânio Rogério da Silva, da base petista, foi vergonhosa.

Negou a solicitação e ainda afirmou aos líderes das comunidades que não existia tal quadro de fome pois o governo federal já tinha feito o auxílio emergencial bem como bolsa família e, assim sendo, a emergência de suporte às comunidades, como doação de cestas básicas, não era legítima

Com essa resposta foi nítido o despreparo, incapacidade e a alienação que se encontra o senhor subcoordenador que pouco conhece a realidade das comunidades tradicionais do estado. Não é preciso pertencer a comunidade tradicional para saber de sua relevância histórica, a exclusão social que são submetidas na formulação das políticas e a situação de vulnerabilidade que muitas se encontram principalmente no RN. Também é de comum entendimento que o auxílio emergencial é de enorme burocracia e nem todos/todas estão conseguindo acessar além que nem todos/todas que estão em situação de risco social são beneficiários do programa bolsa família.
Pior que não parou por aí.

A resposta do senhor Ludjânio às comunidades, além de vir em texto de whatsapp, também veio reforçada em áudios de embriaguez e comentários desrespeitosos para com os terreiros de candomblé e religiões ameríndias. Fato grave tendo em vista que recentemente tivemos um caso de fotomontagem de ridicularização de terreiros de candomblé que viralizou nas redes sociais. Podemos caracterizar tanto a postura quanto os comentários como racismo religioso, prática absurda principalmente vinda de um cargo que deveria promover políticas de suporte às comunidades.

Apesar da carta de repúdio organizada pelos POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS à postura do subcoordenador, este ainda ocupa o cargo, se dando apenas ao trabalho de “pedir desculpas”, e as comunidades continuam sem o suporte do governo do Estado.

É consenso que os povos tradicionais não estão pedindo esmolas ao gabinete da governadora, mas querem fazer valer o direito de acessarem as políticas públicas. Apesar deste impasse, as comunidades criaram outras formas de se organizar, não apenas pressionando o poder público mas repensando as estratégias organizativas e criando campanhas de doação. É de certo que não podemos confiar num estado conciliador racista, que para termos uma gestão democrática na COEPPIR precisamos de uma consulta popular, e este o/a gestor(a) entenda que somos atravessados por questões de raça, gênero e classes, assim como, políticas sociais estão para além do cristianismo.

Nós, que fazemos parte das comunidades tradicionais, estamos ainda puxando uma campanha nas redes sociais para chamar atenção da governadora Fátima Bezerra para a urgência da implementação da política de segurança alimentar e nutricional dos povos tradicionais, esta que sanaria a situação de fome que muitas comunidade estão vivenciando neste período de covid19.

acompanhe no instagram: @Fonsanpotma #FONSANPOTMA #SomosTodosPovosDeTerreiro

NOTA DE REPÚDIO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS DO RN AO SUBCOORDENADOR DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA COEPPIR/SEMJIDH-RN LUDJ NIO ROGÉRIO DA SILVA

No dia 24 de abril de 2020, os/as religiosos/as de matriz africana e ameríndia do RN foram surpreendidos/as no grupo da Comissão Permanente dos Povos de Terreiro (COPPT/RN) com diversas mensagens do Subcoordenador de Ações Afirmativas, o senhor Ludjânio Rogério da Silva. Nessas mensagens, o referido membro da COEPPIR/RN se esforça em um malabarismo argumentativo para deslegitimar os sacerdotes e sacerdotisas potiguares e negar a real situação caótica e desesperadora que os terreiros vivenciam com a Pandemia do Coronavírus.
A desigualdade socioeconômica é uma questão basilar para os terreiros desde antes do Coronavírus. Negar que ela tenha se intensificado e que estamos chegando no pior cenário (o da fome) mostra não só um despreparo, mas uma falta de compromisso com a verdade e com a igualdade racial. Muito nos preocupa que a pessoa responsável pelas Políticas Afirmativas do Governo do Estado desconheça o perfil socioeconômico dos/as religiosos/as de matriz africana e ameríndia. São os terreiros que garantem a segurança alimentar dos seus filhos e filhas, a maior parte vive da informalidade ou são desempregados.

Não bastasse tudo isso, o Senhor Ludjânio, não esperou um momento de sobriedade, enviou as mensagens sob nítido efeito de álcool. É absurdo que um representante do governo utilize um mecanismo de diálogo democrático (o grupo da COPPT) se valendo de tanto desrespeito e falta de compromisso com o público. Considerando o Decreto Presidencial nº 6040/2007, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, onde os Terreiros são reconhecidos como Unidades Territoriais Tradicionais (UTT – Terreiros/Roças), e a resolução 169/ONU, esse comportamento fere os povos e comunidades tradicionais e povos originários desse território.
Nós, Povos Tradicionais de Matriz Africana e Afro-ameríndia do Rio Grande do Norte, repudiamos veementemente as referidas ações do Subcoordenador de Ações Afirmativas, e requeremos uma resposta da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH/RN).

Assinam essa Nota:

REDE DE JOVENS DE MATRIZ AFRICANA E TERREIROS DO RN (REJOMATE/RN)

GRUPO DE ARTICULAÇÃO DE MATRIZ AFRICANA E AMERINDIA DO RN (GAMA/RN)

UNIDADES TERRITORIAIS TRADICIONAIS – TERREIROS/ROÇAS (UTTS EXTREMOZ)

ARTICULAÇÃO DE HOMENS DE ASÉ DO RN – BABÁ OLOMONOKAN

NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS-NEAB/UERN

INSTITUTO TERREIROS DO FUTURO-EDUCAÇÃO E IDENTIDADE.

NÚCLEO DE ARTES E CULTURA DA UFERSA - NAC SENHORAS DO ADJÁ.

GRUPO DE EKEDJI, MAKOTAS E AJOYÊS.

INSTITUTO ANCESTRAL DAS MULHERES DE AXÉ - INSTITUTO AMA

FRATERNIDADE TRADICIONAL DE MATRIZ AFRICANA S’AGANMÀ ZÙN CENARAB RN-

CENTRO NACIONAL DE AFRICANIDADE E RESISTÊNCIA AFRO BRASILEIRA.

JUVENTUDE CENARAB /RN. FONSAPOTMA RN

FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA.

REDE PINDORAMA

IYAGBA ORI ARTICULAÇÃO DE MULHERES DE ASÉ DO RN

FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA AFOXÉ ESTRELA DA MANHÃ

CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (CONSEPPIR) CONSELHO GESTOR

PROMOTORES POPULARES DO DIREITO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS POTIGUARES COPPT (COMISSÃO PERMANENTE DOS POVOS DE TERREIROS DO RN

GRUPO DE TRABALHO DA IGUALDADE RACIAL/COEPPIR/SEMJIDH)

MULHERS DE AXÉ DO BRASIL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE NATAL:

ASSOCAÇÃO DE UMBANDA E CANDOMBLÉ OBALUFAN AXE

CASA DAS YABAS – YEMONJÁ ÓGÙN

BARRACÃO CABOCLO TUPINARÉ

BARRACÃO DE JUREMA MESTRE JACINTO

CASA CABOCLO PENA VERDE

CASA CABOCLO SETE FLECHAS

CASA CATIMBÓ JUREMA CABOCLO ARACATI

CASA DAS ÁGUAS CASA DE CARIDADE MESTRA ROSALINA

CASA DE JUREMA EMANOEL JOSÉ

CASA DE JUREMA JOANA PÉ DE CHITA/MESTRE SIBAMBA

CASA DE JUREMA MESTRE ANTÔNIO PELINTRA

CASA DE JUREMA MESTRE JOSÉ BAIANO

CASA DO CABOCLO DA PEDRA PRETA CASA MESTRE JOSÉ GALO PRETO

CASA MESTRE ZE DA VIRADA CENTRO ÁFRICO REINADO DE XANGÔ

CENTRO DE UMBANDA OGUN ODÉ

CENTRO ESPÍRITA BENEDITO FUMAÇA

CENTRO ESPÍRITA CABOCLA JACIARA E MESTRE ZÉ MULAMBO

CENTRO ESPÍRITA CABOCLO UBIRAJARA

CENTRO ESPÍRITA DE JOSÉ PELINTRA

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA Mª ANUNCIADA

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA MESTRE JOSÉ DIOGO

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ CABOCLO

CENTRO ESPÍRITA DO MESTRE JUNGUEIRA

CENTRO ESPÍRITA FLORESTA DE OXÓSSI

CENTRO ESPÍRITA MÃE IEMANJÁ

CENTRO ESPIRITA MESTRE CHIQUINHO DO MARANHÃO

CENTRO ESPÍRITA MESTRES ZÉ PELINTRA e ZÉ BAIANO

CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR

CENTRO ESPÍRITA OMOLOKO DE OXOSSI

CENTRO ESPÍRITA OXUM PANDA

CENTRO ESPÍRITA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA

ILÊ AÊ AXÉ SENHOR DO BONFIM

ILÊ ASÉ ALA OLURUM ORANÃ

ILÊ ASÉ IFÉ OSÚN EBÉ OYÓ

ILÉ ÀSÉ IGBÓ ÒRISÀ

ILE ASE IYA OMI IRE

ILÊ ASÉ OBA DAN

ILÊ ASÉ ODE OFA

ILÊ ASÉ OLORUM MALÉ

ILÊ ASÉ REINADO DE ONIRA

ILÉ ASÉ YA ORI

ILE ASE YÉYÉ AWON EJÁ

ILÊ AXÉ ÀÁFIM WURÀ AJAGUN

ILÊ AXÉ ABOMI OMIDEWA IYPONDÁ - CASA DE OXUM

ILE AXÉ ADETE OBA TI AWON IGI ATI ODO

ILÊ AXÉ AIYÊ LEBARA

ILE AXE IFE ODO OSO

ILÊ AXÉ INSÉ IDAN

ILE AXÉ OBÁ ELEKÔ

ILE AXÉ OBÁ OMIN IDO

ILÊ AXÉ OGUM JHA (casa de ogum )

ILÉ AXÉ OGUM XOROQUE ILÊ AXÉ OGUN KALAXÓ

ILÊ AXÉ OGUNJA NAÇÃO NAGÔ

ILÊ AXÉ OMIM SABÁ

ILÊ AXÉ ORUN AIYÊ OXUMARÊ

ILÊ AXÉ OXUM OMIM LAJE

ILÊ AXÉ OXUM OPARA

ILÊ AXÉ OXUMARÊ

ILE AXÉ OYA GAMBELÊO

ILÊ AXÉ OYA GIGAN

ILÊ AXÉ OYA TOGUN

ILÊ AXÉ REINADO DE OYA ONIRA

ILÊ AXÉ XANGÔ BARU

ILÊ DA OXUM

ILÊ ÍFÉ AXÉ OLOGUN EDÉ

ILE IYA OMI ASÉ OSÚN

INSTITUTO CULTURAL CEUO RAINHA

INSTITUTO ESPIRITUAL XAM NICO CÉU CAMINHOS DE LUZ

PALÁCIO DE MARIA PADILHA ROÇA JEJÊ XANGÔ AIRÁ

ROÇA JEJI DE OYÁ EGUM

ROÇA JEJI DE XANGÔ ALAFIM

ROÇA JEJI OBÉOTÒGUNDÁIRE

ROÇA JEJI OYA TOGUN OXUM ABALÔ

TEMPLO ESPIRITA SAO MIGUEL ARCANJO

TENDA ESPÍRITA CABOCLA ESTRELA

TENDA ESPÍRITA CABOCLO JOAO DAS MATAS

TENDA ESPÍRITA CABOCLO PENA VERDE

TENDA ESPÍRITA CABOCLO TUPI GUERREIRO

TENDA ESPÍRITA DE UMBANDA OGUN YARA

TENDA ESPÍRITA DE ZÉ PELINTRA

TENDA JUREMEIRO ZÉ MULAMBO

TEREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPI GUERREIRO

TERREIRO ÁGUAS CLARAS DE MARIA LUZIARA

TERREIRO CABOCLO 7 FLECHAS

TERREIRO DE JUREMA CABOCLA JANDIRA

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO COBRA CORAL

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO JOÃO DAS MATAS

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO VENTANIA

TERREIRO DE JUREMA MESTRA MARIA FARRAFO

TERREIRO DE JUREMA MESTRE TERTULIANO

TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZÉ TOURINO

TERREIRO DE JUREMA MESTRE AROEIRA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ BAIANO

TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANOEL QUEBRA PEDRA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANUEL DE ALMEIDA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE NEGRO GERSON

TERREIRO DE JUREMA MESTRE QUEBRA BARREIRA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZE MULAMBO

TERREIRO DE JUREMA MESTRES SIBAMBA e JUNQUEIRA

TERREIRO MESTRE GERSON

TERREIRO MESTRE ZÉ DA VIRADA

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE PARNAMIRIM/RN:

AXÉ ILÊ BOGUNDE BARRACÃO DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA

BARRACÃO DE JUREMA MESTRA ANINHA DO ARGILO

BARRACÃO MESTRE JOÃO DAS MATAS

CASA DE AXÉ JOSÉ PRETINHO E MARIA PADILHA

CASA DE JUREMA MESTRA MARIA FARRAPO

CASA DO CABOCLO JOÃO DAS MATAS

CASA DO CABOCLO PENA BRANCA

CASA SOL NASCENTE

CENTRO DE UMBANDA MANOEL GERMANO

CENTRO DE UMBANDA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS (CUMPE)

CENTRO ESPIRITA CABOCLO BOIADEIRO CAETANO TANGERINO

CENTRO ESPÍRITA CABOCLO TUPI GUERREIRO

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA MESTRE CARLOS

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OGUM DAS MATAS

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA TUPINAMBA

CENTRO ESPIRITA MESTRE MANOEL TANGERINO

CENTRO ESPÍRITA RAINHA DO MAR

CENTRO TY XANGO E TENDA DE UMBANDA VOVÔ PEDRO DAS ALMAS

ILÊ ASÉ IGBÔ OLÁ EGBÉ OSÚN IPONDÁ

ILE AXE AFEFE IROKO

ILÉ AXÉ OXUMARÉ

ILÊ ETA ORISA ASÉ ORUM AYE

ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA DE CANDOMBLÉ

ILÊ OLORUM

TEMPLO DE JUREMA CABOCLO BOIADEIRO

TEMPLO SAGRADO ENGENHO MARIA DO BAGAÇO

TENDA DE JUREMA MESTRE MANOEL DE ALMEIDA

TERREIRO DE JUREMA MARIA FARRAPO

TERREIRO ZÉ DA VITÓRIA POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE EXTREMOZ/RN

AXÉ RAIZES SAGRADAS CASA CABOCLO ROXO

CASA DE OXALÁ

CASA DO BENGUÊ NGOLA DJANGA LEMBARANGANGA

CENTRO DE UMBANDA MANOEL VAQUEIRO

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA OXAGUIÃN

ILÉ ÀSÉ ÒGÚN ÀBÉDÉ ÓRUN

ILÊ ASÉ OXUM AGEMUM

ILÉ AXÉ ALABÁ

ILÊ AXÉ DAJO OBÁ OGODÔ

ILÊ AXÉ DAJO YÉ YÉ OMI OXUN

ILÊ AXÉ OYÁ GUERÊ

ILÊ AXÉ XANGÔ AGODÔ

ILÊ ILÉ IFÉ ASÉ OBALUWAÍYÉ

ILÉ OMIN OXUM ASÉ OBÁ INÃ

LAR ESPÍRITA JOSÉ MARINHEIRO

PALÁCIO DA MESTRA PAULINA

ROÇA DJEJE ÒGUN ONIRÉ

ROÇA DO CABOCLO PENA VERDE

TENDA DA CIGANA LEONOURA E CABOCLO PENA VERDE

TENDA DO CABOCLO 7 FLECHAS

TENDA ESPÍRITA OXALÁ OLOLUFAN

TENDA PAI JOAQUIM DE ANGOLA

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE MACAÍBA:

CASA DA LUZ XANGÔ AGODÔ

CASA DO OURO ÁGUAS DE OXUM

CENTRO ESPÍRITA CABOCLO INDIO PAJÉ

CENTRO ESPIRITA CABOCLO JACARANDÁ

CENTRO ESPÍRITA CASA RAINHA DAS ÁGUAS

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA IANSÃ DE JACUTÁ

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA SANTA BARBARA GUERREIRA

CENTRO ESPÍRITA OGUM YARA

ILÊ ALAKETU ASÉ OLOGUNÈDÉ

ILÊ AXÉ AFINKÁ - TERREIRO DA PRATA

ILÊ AXÉ OYA E XANGO

TENDA DE JUREMA MESTRE JOSÉ DA VIRADA E MESTRA PAULINA

TENDA DE UMBANDA MESTRA MARIA BIGODE

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPINAMBÁ

TERREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPINAMBÁ

TERREIRO DE JUREMA MESTRA MARIA LUZIARIA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE BENEDITO FUMAÇA

TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ PRETINHO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANOEL DE ALMEIDA E MESTRA MARIA FERNANDES

TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZÉ DE LÉGUAS

TERREIRO DE UMBANDA CABOCLO PENA BRANCA POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CEARÁ MIRIM:

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA CACIQUE TUPINAMBÁ

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA SÃO JORGE

CENTRO ESPIRITA O PALACIO DAS MARIAS

CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR

ILÊ ASÉ JITALOYÁ

ILÊ ASÉ ÓSUN BIIY AJAGURA

ROÇA JEJE OJOLOMIM

ROÇA JEJY OYA AFUNJIASÊ

TERREIRO DE UMBANDA DE SEU ZÉ PELINTRA

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE:

ABASSÁ DE YEMANJÁ

ILÊ OGUM

ILÊ ASÈ OJÔ INÃ

ILÊ AXÉ XANGÔ LAIRA

ILÊ AXÉ BABÁ AYRÁLORUM

ROÇA JEJE AXÉ OBA BOCOSSU

TENDA DOS CIGANOS TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ SANTANA

TERREIRO DE JUREMA OFICINA PONTO RISCADO

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE AREIA BRANCA:

ALDEIA CABOCLO PEDRA ROXA E BOIADEIRO CHICOTE DE COURO KWÉ ÓBÀ DÃN

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE ASSÚ:

CASA DE JUREMA DO NEGO GERSON

CASA ESPIRITA DE JUREMA CRUZEIRO DA LUZ

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OXUM MARÉ

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OXUM ORUMILÁ

ILÊ AXÉ ACOFA LORUM

ILÊ AXÉ ODÉ LAYÓ

ILÊ AXÉ OMI KAIA

TEMPLO DE JUREMA MESTRA MARIA LUZIARA UMBANDISTA

TERREEIRO DE JOSÉ PELINTRA DAS ALMAS CASA DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA

TEMPLO OGUNJÁ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CAICÓ:

CASA DE JUREMA MESTRE BOIADEIRO DO REINO DAS ÁGUA CLARA

ILE ASE ALAKETU OBA TOBI

ILE DE YANSAN

YLÊ AXÉ ÁGUAS DE IEMANJÁ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CAMPO GRANDE:

CENTRO ESPÍRITA SANTA JOANA DARC

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CANGUARETMA:

BARRACÃO MESTRE PENA BRANCA

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CARAÚBAS:

CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CARNAÚBA DOS DANTAS:

ILÊ AXÉ BABÁ ODÉ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CURRAIS NOVOS:

A CASA DO CAÇADOR AXÉ

ILÊ YA OLOMIM TUNTUN

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA DEUS AMOR E CARIDADE

CENTRO ESPÍRITA PAI BENEDITO

CENTRO ESPÍRITA TUPI GUERREIRO

ILÊ AXÊ OXÊ OBAGANJU

TENDA ESPÍRITA CABOCLO URUBATAM

YLÊ AXÉ YA OMIM NIMBALAXE

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE GOIANINHA:

CENTRO DE UMBANDA SÃO SEVERINO RAMOS

YLE AXÉ CABOCLO TUPINANBA

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE ITAJÁ:

ILÊ IEMANJÁ JANAINA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE JANDUÍS:

CENTRO ESPÍRITA OXALÁ CRISTO REDENTOR

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE JOÃO C MARA:

CENTRO DE UMBANDA MESTRE JUNQUEIRO

ILÊ AXÉ OBARA DOMIN

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE MOSSORÓ:

CABANA DO CABOCLO VENTANIA

CASA DE AXÉ OXUM E OYA

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGANJÚ

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGODÔ

CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGOJÔ

ILÊ ASÉ OBA OLURUN

ILÊ AXÉ DAJÔ BABÁ ELEJIBÔ

ILE AXÉ XANGO E OXUM

ROÇA GEGE INAN IOROÇU

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE OURO BRANCO:

TUPV- TERREIRO DE UMBANDA PRETOS VELHOS

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE PAU DOS FERROS:

CASA DE ORAÇÃO REI DO CONGO

CENTRO DE UMBANDA MÃE IEMANJÁ

CENTRO DE UMBANDA PAI OXALÁ

TENDA DE OGUN E IEMANJÁ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ:

CENTRO ESPIRITA MESTRA PAULINA

CASA KWÉ OBÁ OJÚ INÃ

YLÊ AXÉ OYA BAMIM

MESTRA PAULINA REINADO DE XANGÔ

TENDA ESPÍRITA MESTRA LUZIARA E CABOCLA JACIRA

YLÊ OSÚN YEYÉ UNIMÒ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO RAFAEL:

TEMPLO DE UMBANDA CAMINHO DE LUZ

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SENADOR ELÓI DE SOUZA:

CASA DOS SEGREDOS DAS ÁGUAS

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SERRINHA:

CENTRO ESPIRITA DE UMBADA PAI OXALA

CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA SÃO JORGE GUERREIRO

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE TOUROS:

ILE ASÉ YA OMIM FUMFUM

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE VÁRZEA:

ILÊ AXÉ PALÁCIO DO BOIADEIRO

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE LAGOA NOVA:

CENTRO ESPÍRITA PAI BENEDITO

POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE NÍSIA FLORESTA:

ILÁ ASÉ OYATOGUMBALÉ

ILÉ SÉ ÓGUN BIOLA

APOIADORES DESTA NOTA:

GRUPO DE ESTUDOS CULTURAIS-GRUESC/UERN CIA BAGANA DE TEATRO

GRUPO CULTURAL E EDUCATIVO SLAM MOSSORÓ

CIA MUZENZA DE TEATRO

COMPANHIA ESCARCÉU DE TEATRO.

TRAMPOLIM SOCIALISTA – PARNAMIRIM

GRUPO ARRUAÇA DE TEATRO

COLETIVO COCO CATIMBOZADO

COLETIVO AUTÔNOMO FEMINISTA LEILA DINIZ

LSR - LIBERDADE, SOCIALISMO E REVOLUÇÃO, SEÇÃO BRASILEIRA DA ASI - ALTERNATIVA SOCIALISTA INTERNACIONAL E TENDÊNCIA INTERNA DO PSOL

COLETIVO LGBT+ LEILANE ASSUNÇÃO

FÓRUM LGBT POTIGUAR

COLETIVO JUNTOS!

DCE UFRN

DCE UERN

MOVIMENTO DE POLICIAIS ANTIFACISMO DO RN

CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS MARCOS DIONÍSIO DA UFRN (CRDH)




Tópicos relacionados

Religião   /    Natal   /    Rio Grande do Norte   /    Indígenas   /    Sociedade

Comentários

Comentar