De acordo do a secretaria estadual de saúde (SESAP), o Rio Grande do Norte já atingiu 857 casos e 48 mortes por COVID-19, uma situação que deixa todos e todas apreensivos, principalmente com as perdas de trabalhos formais e informais.
AmandaEkede de Oxossi no Ilê Olorum
quinta-feira 30 de abril de 2020 | Edição do dia
Não sabemos quando a situação chegará ao fim nem quanto esse processo pode piorar a vida dos que já viviam em vulnerabilidade. Diante desse quadro, diversos movimentos sociais têm-se articulado e buscado alternativas, boa parte destas são pedido de socorro ao poder público, e foi neste sentido que as COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS entendendo a vulnerabilidade que em se encontravam, solicitaram suporte à Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio Grande do Norte - COEPPIR/RN.
Ocorre que os solicitantes foram surpreendidos com uma resposta extremamente baixa e desumana.
Na solicitação dos povos tradicionais, estes pautaram o quanto a desigualdade social era matéria cotidiana e este quadro agravou-se com a chegada da pandemia. A fome e a necessidade de materiais básicos de higiene é uma questão concreta principalmente nestes espaços de maioria idosa, LGBTI+ e negra. No entanto, a resposta do Subcoordenador de Ações Afirmativas, o senhor Ludjânio Rogério da Silva, da base petista, foi vergonhosa.
Negou a solicitação e ainda afirmou aos líderes das comunidades que não existia tal quadro de fome pois o governo federal já tinha feito o auxílio emergencial bem como bolsa família e, assim sendo, a emergência de suporte às comunidades, como doação de cestas básicas, não era legítima
Com essa resposta foi nítido o despreparo, incapacidade e a alienação que se encontra o senhor subcoordenador que pouco conhece a realidade das comunidades tradicionais do estado. Não é preciso pertencer a comunidade tradicional para saber de sua relevância histórica, a exclusão social que são submetidas na formulação das políticas e a situação de vulnerabilidade que muitas se encontram principalmente no RN. Também é de comum entendimento que o auxílio emergencial é de enorme burocracia e nem todos/todas estão conseguindo acessar além que nem todos/todas que estão em situação de risco social são beneficiários do programa bolsa família.
Pior que não parou por aí.
A resposta do senhor Ludjânio às comunidades, além de vir em texto de whatsapp, também veio reforçada em áudios de embriaguez e comentários desrespeitosos para com os terreiros de candomblé e religiões ameríndias. Fato grave tendo em vista que recentemente tivemos um caso de fotomontagem de ridicularização de terreiros de candomblé que viralizou nas redes sociais. Podemos caracterizar tanto a postura quanto os comentários como racismo religioso, prática absurda principalmente vinda de um cargo que deveria promover políticas de suporte às comunidades.
Apesar da carta de repúdio organizada pelos POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS à postura do subcoordenador, este ainda ocupa o cargo, se dando apenas ao trabalho de “pedir desculpas”, e as comunidades continuam sem o suporte do governo do Estado.
É consenso que os povos tradicionais não estão pedindo esmolas ao gabinete da governadora, mas querem fazer valer o direito de acessarem as políticas públicas. Apesar deste impasse, as comunidades criaram outras formas de se organizar, não apenas pressionando o poder público mas repensando as estratégias organizativas e criando campanhas de doação. É de certo que não podemos confiar num estado conciliador racista, que para termos uma gestão democrática na COEPPIR precisamos de uma consulta popular, e este o/a gestor(a) entenda que somos atravessados por questões de raça, gênero e classes, assim como, políticas sociais estão para além do cristianismo.
Nós, que fazemos parte das comunidades tradicionais, estamos ainda puxando uma campanha nas redes sociais para chamar atenção da governadora Fátima Bezerra para a urgência da implementação da política de segurança alimentar e nutricional dos povos tradicionais, esta que sanaria a situação de fome que muitas comunidade estão vivenciando neste período de covid19.
acompanhe no instagram: @Fonsanpotma #FONSANPOTMA #SomosTodosPovosDeTerreiro
NOTA DE REPÚDIO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANAS E AFRO-AMERÍNDIAS DO RN AO SUBCOORDENADOR DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA COEPPIR/SEMJIDH-RN LUDJ NIO ROGÉRIO DA SILVA
No dia 24 de abril de 2020, os/as religiosos/as de matriz africana e ameríndia do RN foram surpreendidos/as no grupo da Comissão Permanente dos Povos de Terreiro (COPPT/RN) com diversas mensagens do Subcoordenador de Ações Afirmativas, o senhor Ludjânio Rogério da Silva. Nessas mensagens, o referido membro da COEPPIR/RN se esforça em um malabarismo argumentativo para deslegitimar os sacerdotes e sacerdotisas potiguares e negar a real situação caótica e desesperadora que os terreiros vivenciam com a Pandemia do Coronavírus.
A desigualdade socioeconômica é uma questão basilar para os terreiros desde antes do Coronavírus. Negar que ela tenha se intensificado e que estamos chegando no pior cenário (o da fome) mostra não só um despreparo, mas uma falta de compromisso com a verdade e com a igualdade racial. Muito nos preocupa que a pessoa responsável pelas Políticas Afirmativas do Governo do Estado desconheça o perfil socioeconômico dos/as religiosos/as de matriz africana e ameríndia. São os terreiros que garantem a segurança alimentar dos seus filhos e filhas, a maior parte vive da informalidade ou são desempregados.
Não bastasse tudo isso, o Senhor Ludjânio, não esperou um momento de sobriedade, enviou as mensagens sob nítido efeito de álcool. É absurdo que um representante do governo utilize um mecanismo de diálogo democrático (o grupo da COPPT) se valendo de tanto desrespeito e falta de compromisso com o público. Considerando o Decreto Presidencial nº 6040/2007, que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, onde os Terreiros são reconhecidos como Unidades Territoriais Tradicionais (UTT – Terreiros/Roças), e a resolução 169/ONU, esse comportamento fere os povos e comunidades tradicionais e povos originários desse território.
Nós, Povos Tradicionais de Matriz Africana e Afro-ameríndia do Rio Grande do Norte, repudiamos veementemente as referidas ações do Subcoordenador de Ações Afirmativas, e requeremos uma resposta da Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH/RN).
Assinam essa Nota:
REDE DE JOVENS DE MATRIZ AFRICANA E TERREIROS DO RN (REJOMATE/RN)
GRUPO DE ARTICULAÇÃO DE MATRIZ AFRICANA E AMERINDIA DO RN (GAMA/RN)
UNIDADES TERRITORIAIS TRADICIONAIS – TERREIROS/ROÇAS (UTTS EXTREMOZ)
ARTICULAÇÃO DE HOMENS DE ASÉ DO RN – BABÁ OLOMONOKAN
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS-NEAB/UERN
INSTITUTO TERREIROS DO FUTURO-EDUCAÇÃO E IDENTIDADE.
NÚCLEO DE ARTES E CULTURA DA UFERSA - NAC SENHORAS DO ADJÁ.
GRUPO DE EKEDJI, MAKOTAS E AJOYÊS.
INSTITUTO ANCESTRAL DAS MULHERES DE AXÉ - INSTITUTO AMA
FRATERNIDADE TRADICIONAL DE MATRIZ AFRICANA S’AGANMÀ ZÙN CENARAB RN-
CENTRO NACIONAL DE AFRICANIDADE E RESISTÊNCIA AFRO BRASILEIRA.
JUVENTUDE CENARAB /RN. FONSAPOTMA RN
FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA.
REDE PINDORAMA
IYAGBA ORI ARTICULAÇÃO DE MULHERES DE ASÉ DO RN
FÓRUM POTIGUAR DE CULTURA AFOXÉ ESTRELA DA MANHÃ
CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (CONSEPPIR) CONSELHO GESTOR
PROMOTORES POPULARES DO DIREITO DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS POTIGUARES COPPT (COMISSÃO PERMANENTE DOS POVOS DE TERREIROS DO RN
GRUPO DE TRABALHO DA IGUALDADE RACIAL/COEPPIR/SEMJIDH)
MULHERS DE AXÉ DO BRASIL POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE NATAL:
ASSOCAÇÃO DE UMBANDA E CANDOMBLÉ OBALUFAN AXE
CASA DAS YABAS – YEMONJÁ ÓGÙN
BARRACÃO CABOCLO TUPINARÉ
BARRACÃO DE JUREMA MESTRE JACINTO
CASA CABOCLO PENA VERDE
CASA CABOCLO SETE FLECHAS
CASA CATIMBÓ JUREMA CABOCLO ARACATI
CASA DAS ÁGUAS CASA DE CARIDADE MESTRA ROSALINA
CASA DE JUREMA EMANOEL JOSÉ
CASA DE JUREMA JOANA PÉ DE CHITA/MESTRE SIBAMBA
CASA DE JUREMA MESTRE ANTÔNIO PELINTRA
CASA DE JUREMA MESTRE JOSÉ BAIANO
CASA DO CABOCLO DA PEDRA PRETA CASA MESTRE JOSÉ GALO PRETO
CASA MESTRE ZE DA VIRADA CENTRO ÁFRICO REINADO DE XANGÔ
CENTRO DE UMBANDA OGUN ODÉ
CENTRO ESPÍRITA BENEDITO FUMAÇA
CENTRO ESPÍRITA CABOCLA JACIARA E MESTRE ZÉ MULAMBO
CENTRO ESPÍRITA CABOCLO UBIRAJARA
CENTRO ESPÍRITA DE JOSÉ PELINTRA
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA Mª ANUNCIADA
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA MESTRE JOSÉ DIOGO
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ CABOCLO
CENTRO ESPÍRITA DO MESTRE JUNGUEIRA
CENTRO ESPÍRITA FLORESTA DE OXÓSSI
CENTRO ESPÍRITA MÃE IEMANJÁ
CENTRO ESPIRITA MESTRE CHIQUINHO DO MARANHÃO
CENTRO ESPÍRITA MESTRES ZÉ PELINTRA e ZÉ BAIANO
CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR
CENTRO ESPÍRITA OMOLOKO DE OXOSSI
CENTRO ESPÍRITA OXUM PANDA
CENTRO ESPÍRITA SANTO ANTÔNIO DE LISBOA
ILÊ AÊ AXÉ SENHOR DO BONFIM
ILÊ ASÉ ALA OLURUM ORANÃ
ILÊ ASÉ IFÉ OSÚN EBÉ OYÓ
ILÉ ÀSÉ IGBÓ ÒRISÀ
ILE ASE IYA OMI IRE
ILÊ ASÉ OBA DAN
ILÊ ASÉ ODE OFA
ILÊ ASÉ OLORUM MALÉ
ILÊ ASÉ REINADO DE ONIRA
ILÉ ASÉ YA ORI
ILE ASE YÉYÉ AWON EJÁ
ILÊ AXÉ ÀÁFIM WURÀ AJAGUN
ILÊ AXÉ ABOMI OMIDEWA IYPONDÁ - CASA DE OXUM
ILE AXÉ ADETE OBA TI AWON IGI ATI ODO
ILÊ AXÉ AIYÊ LEBARA
ILE AXE IFE ODO OSO
ILÊ AXÉ INSÉ IDAN
ILE AXÉ OBÁ ELEKÔ
ILE AXÉ OBÁ OMIN IDO
ILÊ AXÉ OGUM JHA (casa de ogum )
ILÉ AXÉ OGUM XOROQUE ILÊ AXÉ OGUN KALAXÓ
ILÊ AXÉ OGUNJA NAÇÃO NAGÔ
ILÊ AXÉ OMIM SABÁ
ILÊ AXÉ ORUN AIYÊ OXUMARÊ
ILÊ AXÉ OXUM OMIM LAJE
ILÊ AXÉ OXUM OPARA
ILÊ AXÉ OXUMARÊ
ILE AXÉ OYA GAMBELÊO
ILÊ AXÉ OYA GIGAN
ILÊ AXÉ OYA TOGUN
ILÊ AXÉ REINADO DE OYA ONIRA
ILÊ AXÉ XANGÔ BARU
ILÊ DA OXUM
ILÊ ÍFÉ AXÉ OLOGUN EDÉ
ILE IYA OMI ASÉ OSÚN
INSTITUTO CULTURAL CEUO RAINHA
INSTITUTO ESPIRITUAL XAM NICO CÉU CAMINHOS DE LUZ
PALÁCIO DE MARIA PADILHA ROÇA JEJÊ XANGÔ AIRÁ
ROÇA JEJI DE OYÁ EGUM
ROÇA JEJI DE XANGÔ ALAFIM
ROÇA JEJI OBÉOTÒGUNDÁIRE
ROÇA JEJI OYA TOGUN OXUM ABALÔ
TEMPLO ESPIRITA SAO MIGUEL ARCANJO
TENDA ESPÍRITA CABOCLA ESTRELA
TENDA ESPÍRITA CABOCLO JOAO DAS MATAS
TENDA ESPÍRITA CABOCLO PENA VERDE
TENDA ESPÍRITA CABOCLO TUPI GUERREIRO
TENDA ESPÍRITA DE UMBANDA OGUN YARA
TENDA ESPÍRITA DE ZÉ PELINTRA
TENDA JUREMEIRO ZÉ MULAMBO
TEREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPI GUERREIRO
TERREIRO ÁGUAS CLARAS DE MARIA LUZIARA
TERREIRO CABOCLO 7 FLECHAS
TERREIRO DE JUREMA CABOCLA JANDIRA
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO COBRA CORAL
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO JOÃO DAS MATAS
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO VENTANIA
TERREIRO DE JUREMA MESTRA MARIA FARRAFO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE TERTULIANO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZÉ TOURINO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE AROEIRA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ BAIANO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANOEL QUEBRA PEDRA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANUEL DE ALMEIDA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE NEGRO GERSON
TERREIRO DE JUREMA MESTRE QUEBRA BARREIRA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZE MULAMBO
TERREIRO DE JUREMA MESTRES SIBAMBA e JUNQUEIRA
TERREIRO MESTRE GERSON
TERREIRO MESTRE ZÉ DA VIRADA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE PARNAMIRIM/RN:
AXÉ ILÊ BOGUNDE BARRACÃO DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA
BARRACÃO DE JUREMA MESTRA ANINHA DO ARGILO
BARRACÃO MESTRE JOÃO DAS MATAS
CASA DE AXÉ JOSÉ PRETINHO E MARIA PADILHA
CASA DE JUREMA MESTRA MARIA FARRAPO
CASA DO CABOCLO JOÃO DAS MATAS
CASA DO CABOCLO PENA BRANCA
CASA SOL NASCENTE
CENTRO DE UMBANDA MANOEL GERMANO
CENTRO DE UMBANDA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS (CUMPE)
CENTRO ESPIRITA CABOCLO BOIADEIRO CAETANO TANGERINO
CENTRO ESPÍRITA CABOCLO TUPI GUERREIRO
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA MESTRE CARLOS
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OGUM DAS MATAS
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA TUPINAMBA
CENTRO ESPIRITA MESTRE MANOEL TANGERINO
CENTRO ESPÍRITA RAINHA DO MAR
CENTRO TY XANGO E TENDA DE UMBANDA VOVÔ PEDRO DAS ALMAS
ILÊ ASÉ IGBÔ OLÁ EGBÉ OSÚN IPONDÁ
ILE AXE AFEFE IROKO
ILÉ AXÉ OXUMARÉ
ILÊ ETA ORISA ASÉ ORUM AYE
ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA DE CANDOMBLÉ
ILÊ OLORUM
TEMPLO DE JUREMA CABOCLO BOIADEIRO
TEMPLO SAGRADO ENGENHO MARIA DO BAGAÇO
TENDA DE JUREMA MESTRE MANOEL DE ALMEIDA
TERREIRO DE JUREMA MARIA FARRAPO
TERREIRO ZÉ DA VITÓRIA POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE EXTREMOZ/RN
AXÉ RAIZES SAGRADAS CASA CABOCLO ROXO
CASA DE OXALÁ
CASA DO BENGUÊ NGOLA DJANGA LEMBARANGANGA
CENTRO DE UMBANDA MANOEL VAQUEIRO
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA OXAGUIÃN
ILÉ ÀSÉ ÒGÚN ÀBÉDÉ ÓRUN
ILÊ ASÉ OXUM AGEMUM
ILÉ AXÉ ALABÁ
ILÊ AXÉ DAJO OBÁ OGODÔ
ILÊ AXÉ DAJO YÉ YÉ OMI OXUN
ILÊ AXÉ OYÁ GUERÊ
ILÊ AXÉ XANGÔ AGODÔ
ILÊ ILÉ IFÉ ASÉ OBALUWAÍYÉ
ILÉ OMIN OXUM ASÉ OBÁ INÃ
LAR ESPÍRITA JOSÉ MARINHEIRO
PALÁCIO DA MESTRA PAULINA
ROÇA DJEJE ÒGUN ONIRÉ
ROÇA DO CABOCLO PENA VERDE
TENDA DA CIGANA LEONOURA E CABOCLO PENA VERDE
TENDA DO CABOCLO 7 FLECHAS
TENDA ESPÍRITA OXALÁ OLOLUFAN
TENDA PAI JOAQUIM DE ANGOLA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE MACAÍBA:
CASA DA LUZ XANGÔ AGODÔ
CASA DO OURO ÁGUAS DE OXUM
CENTRO ESPÍRITA CABOCLO INDIO PAJÉ
CENTRO ESPIRITA CABOCLO JACARANDÁ
CENTRO ESPÍRITA CASA RAINHA DAS ÁGUAS
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA IANSÃ DE JACUTÁ
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA SANTA BARBARA GUERREIRA
CENTRO ESPÍRITA OGUM YARA
ILÊ ALAKETU ASÉ OLOGUNÈDÉ
ILÊ AXÉ AFINKÁ - TERREIRO DA PRATA
ILÊ AXÉ OYA E XANGO
TENDA DE JUREMA MESTRE JOSÉ DA VIRADA E MESTRA PAULINA
TENDA DE UMBANDA MESTRA MARIA BIGODE
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPINAMBÁ
TERREIRO DE JUREMA CABOCLO TUPINAMBÁ
TERREIRO DE JUREMA MESTRA MARIA LUZIARIA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE BENEDITO FUMAÇA
TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ PRETINHO
TERREIRO DE JUREMA MESTRE MANOEL DE ALMEIDA E MESTRA MARIA FERNANDES
TERREIRO DE JUREMA MESTRE ZÉ DE LÉGUAS
TERREIRO DE UMBANDA CABOCLO PENA BRANCA POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CEARÁ MIRIM:
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA CACIQUE TUPINAMBÁ
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA SÃO JORGE
CENTRO ESPIRITA O PALACIO DAS MARIAS
CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR
ILÊ ASÉ JITALOYÁ
ILÊ ASÉ ÓSUN BIIY AJAGURA
ROÇA JEJE OJOLOMIM
ROÇA JEJY OYA AFUNJIASÊ
TERREIRO DE UMBANDA DE SEU ZÉ PELINTRA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
ABASSÁ DE YEMANJÁ
ILÊ OGUM
ILÊ ASÈ OJÔ INÃ
ILÊ AXÉ XANGÔ LAIRA
ILÊ AXÉ BABÁ AYRÁLORUM
ROÇA JEJE AXÉ OBA BOCOSSU
TENDA DOS CIGANOS TERREIRO DE JUREMA MESTRE JOSÉ SANTANA
TERREIRO DE JUREMA OFICINA PONTO RISCADO
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE AREIA BRANCA:
ALDEIA CABOCLO PEDRA ROXA E BOIADEIRO CHICOTE DE COURO KWÉ ÓBÀ DÃN
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE ASSÚ:
CASA DE JUREMA DO NEGO GERSON
CASA ESPIRITA DE JUREMA CRUZEIRO DA LUZ
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OXUM MARÉ
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA OXUM ORUMILÁ
ILÊ AXÉ ACOFA LORUM
ILÊ AXÉ ODÉ LAYÓ
ILÊ AXÉ OMI KAIA
TEMPLO DE JUREMA MESTRA MARIA LUZIARA UMBANDISTA
TERREEIRO DE JOSÉ PELINTRA DAS ALMAS CASA DE JUREMA CABOCLO PENA BRANCA
TEMPLO OGUNJÁ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CAICÓ:
CASA DE JUREMA MESTRE BOIADEIRO DO REINO DAS ÁGUA CLARA
ILE ASE ALAKETU OBA TOBI
ILE DE YANSAN
YLÊ AXÉ ÁGUAS DE IEMANJÁ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CAMPO GRANDE:
CENTRO ESPÍRITA SANTA JOANA DARC
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CANGUARETMA:
BARRACÃO MESTRE PENA BRANCA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CARAÚBAS:
CENTRO ESPÍRITA OGUM BEIRA MAR
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CARNAÚBA DOS DANTAS:
ILÊ AXÉ BABÁ ODÉ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE CURRAIS NOVOS:
A CASA DO CAÇADOR AXÉ
ILÊ YA OLOMIM TUNTUN
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA DEUS AMOR E CARIDADE
CENTRO ESPÍRITA PAI BENEDITO
CENTRO ESPÍRITA TUPI GUERREIRO
ILÊ AXÊ OXÊ OBAGANJU
TENDA ESPÍRITA CABOCLO URUBATAM
YLÊ AXÉ YA OMIM NIMBALAXE
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE GOIANINHA:
CENTRO DE UMBANDA SÃO SEVERINO RAMOS
YLE AXÉ CABOCLO TUPINANBA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE ITAJÁ:
ILÊ IEMANJÁ JANAINA
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE JANDUÍS:
CENTRO ESPÍRITA OXALÁ CRISTO REDENTOR
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE JOÃO C MARA:
CENTRO DE UMBANDA MESTRE JUNQUEIRO
ILÊ AXÉ OBARA DOMIN
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE MOSSORÓ:
CABANA DO CABOCLO VENTANIA
CASA DE AXÉ OXUM E OYA
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGANJÚ
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGODÔ
CENTRO ESPÍRITA DE UMBANDA XANGÔ AGOJÔ
ILÊ ASÉ OBA OLURUN
ILÊ AXÉ DAJÔ BABÁ ELEJIBÔ
ILE AXÉ XANGO E OXUM
ROÇA GEGE INAN IOROÇU
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE OURO BRANCO:
TUPV- TERREIRO DE UMBANDA PRETOS VELHOS
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE PAU DOS FERROS:
CASA DE ORAÇÃO REI DO CONGO
CENTRO DE UMBANDA MÃE IEMANJÁ
CENTRO DE UMBANDA PAI OXALÁ
TENDA DE OGUN E IEMANJÁ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ:
CENTRO ESPIRITA MESTRA PAULINA
CASA KWÉ OBÁ OJÚ INÃ
YLÊ AXÉ OYA BAMIM
MESTRA PAULINA REINADO DE XANGÔ
TENDA ESPÍRITA MESTRA LUZIARA E CABOCLA JACIRA
YLÊ OSÚN YEYÉ UNIMÒ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SÃO RAFAEL:
TEMPLO DE UMBANDA CAMINHO DE LUZ
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SENADOR ELÓI DE SOUZA:
CASA DOS SEGREDOS DAS ÁGUAS
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE SERRINHA:
CENTRO ESPIRITA DE UMBADA PAI OXALA
CENTRO ESPIRITA DE UMBANDA SÃO JORGE GUERREIRO
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE TOUROS:
ILE ASÉ YA OMIM FUMFUM
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE VÁRZEA:
ILÊ AXÉ PALÁCIO DO BOIADEIRO
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE LAGOA NOVA:
CENTRO ESPÍRITA PAI BENEDITO
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA E AMERÍNDIA E CENTROS ESPÍRITAS DE UMBANDA DE NÍSIA FLORESTA:
ILÁ ASÉ OYATOGUMBALÉ
ILÉ SÉ ÓGUN BIOLA
APOIADORES DESTA NOTA:
GRUPO DE ESTUDOS CULTURAIS-GRUESC/UERN CIA BAGANA DE TEATRO
GRUPO CULTURAL E EDUCATIVO SLAM MOSSORÓ
CIA MUZENZA DE TEATRO
COMPANHIA ESCARCÉU DE TEATRO.
TRAMPOLIM SOCIALISTA – PARNAMIRIM
GRUPO ARRUAÇA DE TEATRO
COLETIVO COCO CATIMBOZADO
COLETIVO AUTÔNOMO FEMINISTA LEILA DINIZ
LSR - LIBERDADE, SOCIALISMO E REVOLUÇÃO, SEÇÃO BRASILEIRA DA ASI - ALTERNATIVA SOCIALISTA INTERNACIONAL E TENDÊNCIA INTERNA DO PSOL
COLETIVO LGBT+ LEILANE ASSUNÇÃO
FÓRUM LGBT POTIGUAR
COLETIVO JUNTOS!
DCE UFRN
DCE UERN
MOVIMENTO DE POLICIAIS ANTIFACISMO DO RN
CENTRO DE REFERÊNCIA EM DIREITOS HUMANOS MARCOS DIONÍSIO DA UFRN (CRDH)