Educação

CRISE NO RJ

Comunicado Asduerj sobre a nota da reitoria da UERJ

terça-feira 17 de janeiro de 2017| Edição do dia

Em nota divulgada na sexta-feira, 13/01/2017, a Reitoria da UERJ informou a decisão de adiamento do início do semestre de 2016.2, do dia 17/01 para o dia 23/01, argumentando não haver condições de funcionamento da Universidade diante das seguintes situações:

“- o não pagamento regular das bolsas permanência aos estudantes do sistema de reserva de vagas (cotistas) e o não pagamento regular das demais bolsas estudantis;

- o não repasse das verbas de manutenção/custeio para a Uerj;

- o não pagamento regular dos salários aos servidores docentes e técnico-administrativos – ativos e inativos – , assim como o 13º salário/2016”

E continuava, dizendo que:

“- o não pagamento de todas as bolsas estudantis inviabiliza o retorno dos estudantes às aulas, por incapacidade de custear sua alimentação e transporte.

Quanto ao não repasse das outras verbas acima mencionadas, esse impede as condições plenas de funcionarmos com higiene e segurança, expondo toda a comunidade uerjiana a situações de grande risco.

A irregularidade do pagamento dos salários a todos os servidores – ativos e inativos – amplia sobremaneira as condições indignas de trabalho e de sobrevivência.”

A Asduerj manifesta seu pleno acordo com a nota da Reitoria e considera que as condições para início das aulas só estarão dadas quando houver a regularização de todos os pagamentos de salários e bolsas e dos repasses para o custeio da Universidade.

Até lá devemos nos manter mobilizados, cobrando do governo do estado do Rio de Janeiro o cumprimento de suas obrigações com a Universidade e a sociedade fluminense.

Conclamamos ainda a Reitoria a convocar uma Assembleia Universitária para prestar amplos esclarecimentos à comunidade universitária e à sociedade fluminense em geral sobre as condições atuais da UERJ.

Convocamos todos os professores da UERJ a participar nesta quarta, 18/01, às 14h, no Auditório 71, da Assembleia Docente, onde serão debatidas essas questões.
Diretoria da Asduerj – 16.01.2017




Tópicos relacionados

UERJ   /    Educação   /    Rio de Janeiro

Comentários

Comentar