×

Aviação | Companhias aéreas buscam aumentar jornada e diminuir folgas mensais de aeronautas

Um "procedimento de greve" foi aberto após o Sindicato das Empresas Aeroviárias (Snea) buscar impor aos comissários de bordo e pilotos mudanças na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a patronal tem o interesse de aumentar a jornada de trabalho de 12 para 13 horas e arrancar um dia de folga da categoria.

sexta-feira 22 de outubro de 2021 | Edição do dia

Na última quarta-feira (19), ocorreu uma reunião entre o sindicato e a entidade empresarial para tratar sobre a convenção. Segundo o SNA, as empresas buscam não só aumentar a jornada de trabalho, mas também retirar e flexibilizar outros direitos da CCT.

Diante da situação, o sindicato convocou uma assembleia para a próxima segunda-feira (25), onde a categoria poderá decidir sobre o “procedimento de greve” diante da intransigência da patronal em aumentar a exploração e atacar direitos da categoria.

Leis da reforma trabalhista sustentam a intransigência das empresas aeroviárias

O Snea aproveita da nova reforma trabalhista para chantagear os aeronautas para aceitarem o ataque aos seus direitos trabalhistas. Antes da reforma aprovada no governo Temer, quando um acordo trabalhista chegava ao fim, as cláusulas eram válidas até que um novo fosse validado.

“Eles apontaram que se até o dia primeiro de dezembro a gente não firmar uma convenção, ela não vale mais. Isso é radical. Para nós, essa convenção vale mais do que a CLT. Ela trata das diferenças daquilo que nossa atividade exige”, afirmou o presidente do SNA ao jornal Valor.

Com a reforma trabalhista, caso não ocorra um novo acordo em torno de uma nova convenção até a data estabelecida para os acordos coletivos, o novo acordo é transformado automaticamente para CLT, arrancando e destruindo direitos. Uma ótima vantagem para a patronal que pode utilizar essa mudança como uma forma aberta de chantagem para retirar itens da CCT.

“O SNA convoca todos os aeronautas associados das empresas de aviação regular para votação on-line, no dia 25 de outubro, para deliberação sobre início de procedimentos para a instauração de movimento grevista, caso não seja formalizada a renovação da CCT até o dia 20 de novembro de 2021.” informa o sindicato no site.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias