×

A inclusão de tema de redação sobre a violência às mulheres no ENEM gerou um grande debate nas redes sociais, reproduzimos um post no facebook de Carolina Cacau, coordenador do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ.

Carolina CacauProfessora da Rede Estadual no RJ e do Nossa Classe

segunda-feira 26 de outubro de 2015 | 06:30

A inclusão de tema de redação sobre a violência às mulheres no ENEM gerou um grande debate nas redes sociais, reproduzimos um post no facebook de Carolina Cacau, coordenador do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ.

Li frases do tipo: ENEM lindo! Enem lacrador! Enem mitou!

Gente é óbvio que é progressista o tema. É bom que tenha repercutido isso na mesma semana que tenhamos lido centenas de relatos de violência e assédio contra as mulheres que me fizeram chorar. Na mesma semana que Cunha e as outras centenas de reacionários por trás deles votaram mais um PL que ataca os direitos das mulheres.

Mas gente será que estamos tão derrotados e derrotadas assim para embelezar tanto um prova de vestibular?

O fato de ter uma questão sobre isso, não é porque o MEC é progressista não gente, é porque ele todo ano retrata temas da atualidade, é pelas questões da realidade que este tema esta lá. É bom que esteja sim. Vai impedir os machistas de entrar na Universidade?Óbvio que não.

Cara é muito absurdo dizer que uma instituição racista, machista e homofóbica, vai ter menos machistas por causa dessa prova. Este ano vimos muitos relatos de mulheres em muitas faculdades, que foram estupradas, e as direções dessas faculdades sempre mantiveram o silêncio e um pacto para que nada fosse feito.

É MUITA ilusão dizer que o tema vai exigir uma redação feminista. Gente o Estado também se usa do discurso contra a violência, sem dizer que ele é parte disso. Como se não pudesse tratar deste tema de forma a mentir ou fazer um discurso conciliador. O governo brasileiro gasta menos de 1 real por mulher para combater a violência e faz discurso contra violência. O JUNTAS (Coletivo da Juventude do MES - PSOL) faz um cartaz, dizendo que " Machistas não passaram na prova". Cara nossa luta não se reduz a uma prova de vestibular e tratar isso como conquista, mostra o quanto a esquerda gosta de pegar atalhos.

Para deixar claro não acho ruim, pelo contrário, que este tema seja retratado numa prova, só não esqueço que isso é uma prova, um funil social, que impede milhares de jovens de fazer universidade pública.

O ENEM é um avanço porque nacionaliza a prova e permite que você preste vestibular para mais de uma universidade para mais de um lugar do país. Mas este avanço veio seguido de uma prova muito mais difícil, com muito mais questões, e uma inscrição mais cara. ENEM É VESTIBULAR. VESTIBULAR É MURO, FILTRO SOCIAL. Parem de reivindicar o ENEM. Ninguem deveria se matar para entrar numa universidade pública, isto deveria ser um processo normal para todos os jovens.

To vendo você aí que estava em greve até ontem nas federais, batendo palma para o MEC. O mesmo MEC que não negociou com nenhum grevista. O mesmo que será conivente com a retirada da palavra gênero dos currículos nas escolas, o mesmo que que disse que tinha muita coisa sobre África, que tinhamos que rever o currículo.
To vendo você aí dos coletivos de esquerda, batendo palma pro Enem, enquanto, se nega a defender o fim do vestibular e a estatização das universidades privadas. Mais uma vez o atalho, é sempre mais atrativo.

Dou aula em escola pública e gostaria muito que estes temas tivessem muito mais espaços no nosso cotidiano.

Sigamos na luta, que este boom no face em comemoração ao tema, vire milhares nas ruas na quarta contra o PL do Cunha e de toda a direita no governo. Na esperança que tenhamos uma realidade onde nossa grande referência no dia não seja o MEC. Na esperança que a juventude rompa os muros hipócritas das universidades, que entre mais e mais negros para ocupar as carteiras das salas de aula.

PELO FIM DO VESTIBULAR TODO MUNDO TEM DIREITO DE ESTUDAR E SEM PAGAR!

BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias