COMEÇA A INTERVENÇÃO

Começa operação na favela Kelson’s com forças armadas a mando de Temer

Começou na manhã dessa terça-feira uma operação na favela Kelson’s, na Penha, RJ, com participação das forças armadas e polícias civil e militar. A ação tem base no decreto de garantia da lei e da ordem (GLO), de julho do ano passado, e instaura nessa comunidade a intervenção federal no RJ com o argumento de "desobstruir vias e combater o crime organizado". Na prática, é uma escalada repressiva do governo Temer em querer impor suas medidas goela abaixo dos trabalhadores e do povo preto e pobre.

terça-feira 20 de fevereiro| Edição do dia

Segundo a Secretaria estadual de Segurança do Rio – que, vale à pena lembrar, está subordinada às ordens de um general que só cumpre ordens de Temer – a operação foi planejada antes da intervenção federal, e segundo o porta-voz do exército, coronel Roberto Itamar, a operação tem o objetivo apenas de inibir atividade ilícita, não havendo mandatos de apreensão.

Isso é claramente uma mentira, e os moradores das favelas do RJ sabem há muito tempo a que (e a quem) servem as operações “de segurança”: para massacrar a população pobre e negra e para manter “sob ordem” um Estado que atravessa uma crise profunda, com as piores condições de saúde e educação, trabalhadores com salários atrasados, muitos em situação de fome, desemprego e reféns da violência que é fruto das contradições do capitalismo e da ainda mais brutal violência dos braços armados do Estado.

É preciso uma luta séria contra a intervenção federal no RJ, que é uma continuação do golpe que tem Temer à frente e o objetivo de acelerar os ataques aos trabalhadores. Por isso, exigimos das centrais sindicais, sobretudo CUT e CTB que convoquem uma greve geral já contra essa intervenção, pelo fim das operações nas favelas do Rio, e também contra a reforma da previdência e pelo direito do povo decidir em quem votar.

Leia a declaração do Movimento Revolucionário de Trabalhadores – MRT: >>Abaixo a intervenção federal, continuidade do golpe de Temer. Fora as tropas do Rio http://www.esquerdadiario.com.br/Abaixo-a-intervencao-federal-continuidade-do-golpe-de-Temer-Fora-as-tropas-do-Rio<<




Comentários

Comentar