×

CASTA JUDICIÁRIA E POLÍTICA | Com STF liberando 13º e férias para políticos, vereadores querem ganhar o benefício retroativo

Decisão de fevereiro permitiu que políticos recebessem adicional de férias e décimo terceiro gerou milhares de ações judiciais de políticos querendo receber o benefício.

sexta-feira 29 de dezembro de 2017 | Edição do dia

FOTO: Roberto Jayme/UOL

No país todo, políticos de diversos cargos, e até ex políticos, estão aumentando a conta dos gastos públicos com o que eles acham que é mais importante: os próprios políticos. A decisão de fevereiro de 2017 que "tornou" constitucional o pagamento de décimo terceiro salário e adicional de férias para vereadores, deputados e até prefeitos, está servindo de base para os políticos votarem o aumento dos seus próprios ganhos.

Tem até ex político entrando com ação judicial para receber o benefício de maneira retroativa, referente à época que exercia o cargo. No Rio Preto, Paraná, ex vereadores entraram com ações pedindo o pagamento referente às legislaturas de 2009 à 2012 e de 2013 à 2016. Segundo esta reportagem, foram 28 ações desde a decisão do STF que permitiu este tipo de pagamento para o município de Alercrim, no Rio Grande do Sul.

A medida de pagamento do décimo terceiro já foi aprovada pelos vereadores de Osasco, que escolheram ganhar um extra de R$ 13,3 mil no final, um privilégio de poucos.

No município de Fernandópolis, vereadores foram "solidários" e além do 13º, resolveram também aumentaram seus salários, assim como aumentaram também o salário do Prefeito André Pessuto (DEM). Ações similares foram constatadas em diversos outros municípios, citaremos aqui alguns: Barreiras (BA), Cuiabá, Vitória da Conquista. Deixe nos comentários sua denúncia sobre os políticos de sua cidade que querem aumentar seus privilégios às custas do povo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias