×

UNICAMP | Com Letícia Parks, Faísca Unicamp lança Grupo de Estudos Revolução Permanente nesta quinta

Juliana Begiatoestudante de Ciências Sociais da UNICAMP

terça-feira 16 de novembro de 2021 | Edição do dia

Na primeira sessão, o grupo debaterá "O Marxismo é antirracista", na presença de Letícia Parks, em base às Teses sobre a Questão Negra, votadas no IV Congresso da III Internacional, com os bolcheviques. Essa sessão ocorrerá nesta quinta (18), às 17h. Letícia Parks é professora e militante do MRT.

O objetivo do Grupo de Estudos Revolução Permanente, impulsionada por militantes da Faísca Unicamp, é conformar um espaço de debates teóricos marxista. Em um momento de profunda crise capitalista, em que sentimos na pele a degradação do planeta e das condições de vida e trabalho, queremos retomar o melhor da tradição do marxismo revolucionário para pensar nossos desafios hoje. O nome do grupo é em homenagem à teoria, estratégia e programa da Revolução Permanente, pensada por León Trótski. Achamos que, sem ela, é impossível pensar a perspectiva do comunismo no século XXI.

Não somente porque estamos no mês de Novembro, às vésperas do dia da Consciência Negra, o debate que faremos é fundamental, mas também porque existe um mito de que o marxismo não tem nada a dizer sobre a luta antirracista. Queremos desfazer esse mito e fortalecer uma perspectiva marxista como ferramenta para os negros, negras e todes aqueles que se propõem a combater o racismo.

O Grupo de Estudos Revolução Permanente será uma iniciativa sistemática na Unicamp, que pretende perpassar distintos temas.

Sugestão de leitura: https://www.marxists.org/portugues/tematica/1922/11/30.htm.

Inscreva-se para a primeira sessão neste link: https://bit.ly/3orv4d6




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias