Sociedade

CARAVANA MIGRANTE

Colaborador do La Izquierda Diario está entre os migrantes presos em Tijuana

Víctor Ricardo Mejía Martínez, de origem hondurenha, documentava a chegada dos ônibus ao refúgio da Unidade Esportiva "Benito Juárez". Ele é parte da equipe da rede internacional La Izquierda Diario, rede da qual faz parte o Esquerda Diário no Brasil.

quinta-feira 22 de novembro| Edição do dia

Foto: EFE

Dezenas de defensores dos direitos humanos, jornalistas nacionais e internacionais e lutadores sociais exigem sua libertação imediata.

Víctor Ricardo Mejía Martínez cobria a chegada de dez ônibus ao refúgio da Unidade Esportiva "Benito Juárez" em Tijuana, quando foi agredido por policiais e funcionários do Instituto Nacional de Migração (INM) que o encararam por estar gravando, agrediram e detiveram.

A última comunicação que tivemos com nosso colaborador foi um áudio enviado às 2:30 da madrugada, onde relata humilhações e agressões da polícia na entrada do refúgio "Benito Juárez".

Depois de uma longe busca, graças à solidariedade de jornalistas nacionais e estrangeiros que fazem a cobertura da Caravana Migrante e de organizações de Direitos Humanos, pudemos localizar o companheiro Víctor no INM de Tijuana. Aí, a ficha de detenção do organismo afirma que "é viciado em tabaco e álcool".

Antes, a polícia local anunciou que o motivo da detenção de 34 integrantes da caravana foi “por posse de droga, estado de embriaguez, distúrbios à ordem social e desacato à autoridade”.

Sua detenção responde à política intolerante e repressiva do prefeito de Tijuana e das autoridades do INM, que realizaram dezenas de detenções nas últimas 36 horas, para deportar migrantes com o pretexto de que desestabilizam o estado. Por isso nosso companheiro é acusado de "ingerir bebidas alcoólicas" quando existe clara evidência pública de sua cobertura e o relato de sua detenção e ataque por parte da polícia.

A detenção de Víctor é um ataque à liberdade de imprensa e contra quem visibiliza as agressões que os migrantes sofrem em sua passagem pelo México até a fronteira Norte.

Por esse motivo, desde nossa imprensa internacional com presença no México, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Peru, Uruguai, Venezuela, Alemanha, Estado Espanhol, França e Londres, começamos uma campanha para exigir sua imediata libertação.

A estas vozes se somaram personalidades como León Fierro, ex-preso político e defensor dos direitos humanos, da água e do meio ambiente, membro do movimento Mexicali Resiste em Mexicali; Sulem Estrada, ex-candidata independente na Cidade do México; Raúl Godoy, dirigente do PTS na Argentina e deputado da Frente de Esquerda em Neuquén; Laura Vilches, deputada estadual de Córdoba, Argentina; Dauno Totoro, dirigente do PTR no Chile, entre outras.

Repudiamos o ataque da polícia e das autoridades de migração contra a livre expressão, contra o exercício da documentação jornalística e política do êxodo migrante, amplamente coberto por meios de comunicação de todo o mundo.

O prefeito de Tijuana, Juan Manuel Gastellum, declarou que os migrantes que não respeitarem os cidadãos "terão todo o peso da lei". Este funcionário declarou recentemente que 2 mil homicídios dolosos em Tijuana "não são muitos"; naturaliza a violência enquanto a incentiva com sua polícia municipal contra os migrantes.

Exigimos o fim da difamação por parte da polícia de Tijuana e do governo do estado para justificar suas ações e a detenção de nosso colaborador, assim como de todos os migrantes detidos. Exigimos o fim da campanha de ódio e xenofobia contra os migrantes.

Exigimos a liberdade imediata e incondicional de Víctor Ricardo Mejía Martínez.

Responsabilizamos o governo de Baixa Califórnia de “Kiko” Vega, a prefeitura de Tijuana, o Instituto Nacional de Migração e as forças policiais do estado, pela integridade de nosso companheiro.

LINKS

Vídeos da cobertura de Víctor:

https://www.facebook.com/izquierdadiariomx/videos/559822817774313/

https://www.facebook.com/izquierdadiariomx/videos/769565503400655/

A mensagem da prefeitura:

https://www.facebook.com/AlcaldiaTijuana/photos/a.324099167745936/1179382595550918

Equipe La Izquierda Diario no México




Tópicos relacionados

Caravana Migrante   /    Sociedade   /    Internacional

Comentários

Comentar