×

Mesmo partido de Alckmin | “Coisa de preto é a tradição de Zumbi que vai calar a boca dos racistas”, diz Pablito sobre vereador.

O vereador Camilo Cristófaro (ex-PSB) disse durante uma sessão na Câmara de vereadores de São Paulo: “é coisa de preto”, se referindo de maneira pejorativa e racista à população negra. Pablito militante do MRT e fundador do Quilombo Vermelho se pronunciou sobre esse caso absurdo de racismo de um até então correligionário de Alckmin.

Marcello Pablito Trabalhador da USP e membro da Secretaria de Negras, Negros e Combate ao Racismo do Sintusp.

quarta-feira 4 de maio de 2022 | 15:41

“É um absurdo que, às vésperas do 13 de Maio onde comemoramos a luta negra dos quilombos, revoltas e greves que colocaram fim à escravidão, políticos reacionários como o vereador Camilo Cristófaro, até então do PSB – mesmo partido de Alckmin e Freixo – diga em plena sessão da Câmara dos vereadores de São Paulo algo tão absurdo e tão racista como isso. O microfone dele estava aberto enquanto participava de maneira remota de uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de empresas de aplicativo do estado, e esse político racista acabou “soltando” essa frase racista. Na verdade é isso o que eles pensam o tempo todo, não foi uma frase sem querer que ele falou, "descontextualizada" como ele afirma em sua própria defesa.

Não é à toa que estava no PSB, um partido dirigido por uma oligarquia em Pernambuco com um histórico de massacrar os povos indígenas em favor de seus lucros e de exportar commodities. Além de bater recordes de assassinatos de jovens negros nesse estado. Cristófaro é do mesmo partido de Alckmin, um representante do neoliberalismo no Brasil e responsável por uma das maiores chacinas da história deste país. Esteve até pouco tempo lado a lado com Freixo que apoiou a implantação da UPPs e mantém bom diálogo em sua corrida eleitoral com PMs do Rio a mais assassina do Brasil e em especial com o BOPE, uma instuição reacionária reconhecida por assassinar jovens negros e cometer atrocidades dentro das favelas e periferias cariocas. Cristófaro pode ter até ter sido desfiliado do PSB, mas ainda assim é um partido golpista e que aprova todos os ataques contra os trabalhadores e abriga figuras como essas que tem um histórico de ataques a população negra.”

Twitter de Marcelo Pablito:

“Por isso que repito, a fúria negra do Black Lives Matter e a luta irreconciliável de Zumbi de Palmares que irá calar racistas como você, Cristófaro. Só o caminho da luta independente sem conciliação como foi a de Zumbi e do Quilombo dos Palmares que imporá uma derrota à direita e à extrema-direta neste país. É um erro enorme o caminho da conciliação representado na chapa Lula-Alckmin, assim como o caminho à direita que o PSOL está trilhando apoiando esta chapa e com a federação com a Rede. Nesse espírito de apresentar um caminho de independência de classe que a partir do Polo Socialista Revolucionário e do MRT estou me propondo a ser candidato a vice-presidente na chapa com a pré-candidata Vera Lucia do PSTU, colaborando com minha experiência de luta ao lado dos negros e negras e também nas greves de trabalhadores que participei.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias