×

PALESTINA | Clube Palestino do Chile faz excursão histórica pela Palestina.

Em tempos que o futebol se justifica quase sempre em subserviência ao capital e seus interesses e não mais aos seus amantes verdadeiros, “o povo”, eis que surge, ou melhor, resiste o Club Deportivo Palestino, clube de futebol Chileno que defende as cores da bandeira da Palestina na Liga Chilena, no cenário Sul-americano e Mundial de Futebol.

segunda-feira 19 de dezembro de 2016 | Edição do dia

O Club Deportivo Palestino foi fundado em 20 de agosto de 1920 na cidade de Santiago do Chile por um grupo de imigrantes em homenagem a cultura palestina, o Chile é a maior colônia Palestina do Mundo, vivendo no país cerca de 350 mil palestinos. Na história do clube e seu desenvolvimento temos grandes conquistas no cenário nacional, como os títulos Nacionais em 1955 e 1978 e da Copa do Chile em 1975 e 1977.

No contexto Sul-americano a equipe teve um grande desempenho em 2016, eliminando o Flamengo nas oitavas de final da Sulamericana e caindo nas quartas para o San Lorenzo da Argentina, já no fim de ano a equipe garantiu novamente a presença para a edição do torneio de 2017.

Outro grande evento que o Palestino participou foi uma excursão para a Palestina iniciada no dia 10 de dezembro 2016, que foi e está sendo sem dúvida uma grande experiência para a equipe e o povo local. “É uma aproximação dos laços entre a equipe e a Palestina” como reproduz o próprio clube em sua página.

A equipe participou da Conferência de imprensa do Bank of Palestine (patrocinador da equipe) e a Federação Palestina de futebol na cidade de Ramallah, recebeu também a visita do Presidente Mahmoud Abbas durante treino em Ramallah antes da série de amistosos e roteiros pela Palestina.

Já em campo o Palestino enfrentou a seleção da Palestina (derrota por 3 a 0) e depois uma seleção de 4 clubes da Palestina (empate em 1 gol) tudo transmitido via internet pela pagina do Clube no Facebook.

O evento vem sendo marcante para ambos os lados, em meio ao caos em que vive a Palestina a presença do Clube chileno que defende e resiste com as cores da bandeira do país do Oriente Médio reanima as esperanças no cenário político do país, sua luta diária contra a covardia de Israel e seus aliados Estados Unidos, a Palestina se vê perante o massacre imposto por Israel à destruição de seus bairros, cidades, famílias e de sua cultura principalmente.

Dentro do cenário esportivo, mesmo sendo um clube que sobreviva das mazelas do capitalismo no mundo da bola, o Palestino não deixa de ser um clube exemplo, que já entrou em briga com confederações quando foi forçado a não utilizar as cores da bandeira Palestina em competições, é sem dúvida um clube diferenciado no contexto futebolístico atual.

Na última sexta-feira dia 16, a delegação da equipe realizou uma clínica com crianças de uma escola de Ramallah, encerrando oficialmente sua estadia histórica em terras de suas raízes, a equipe retorna a Santiago do Chile quarta-feira dia 21/12 convocando todos seus torcedores a celebrarem uma recepção para comemorar esse belo ano de 2016 e principalmente a conquista que foi a excursão e a aproximação com suas origens, momento que entrará para a história da equipe chilena.

Viva o Palestino! Viva a Palestina e sua resistência! Viva o futebol! Viva o futebol do POVO!

Fonte: Pagina do Palestino no facebook




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias