Sociedade

ÁGUA EM MARTE

Cientistas descobrem lago subterrâneo em Marte e anseiam encontrar vida

A descoberta de água líquida é algo novo para os cientistas, que só haviam identificado evidências de água gasosa e congelada.

quarta-feira 25 de julho| Edição do dia

Uma sonda espacial lançada em 2003 foi analisada por cientistas da Agência Espacial Italiana, que anunciaram hoje a existência de água líquida em Marte. Tratava-se de um reservatório subterrâneo permanente de água, o que tornam mais otimistas as chances de haver vida nesse planeta.

"Foram anos de debate e investigações, ficamos anos discutindo se isso era mesmo possível. Mas agora podemos dizer: descobrimos água em Marte", disse o astrônomo Roberto Orosei, pesquisador da Universidade de Bolonha e principal autor da descoberta.

O lago subterrâneo estima ter 20 km de diâmetro, e foi encontrado cerca de 1,5 km abaixo de uma camada de gelo próxima ao Polo Sul de Marte. Como as formas de vida conhecidas só poderiam existir na presença de água, essa descoberta anima os cientistas com as possibilidades de que possa haver formas de vida nesse planeta, mesmo que escondidas nas profundezas do lago.

O um instrumento chamado Mars Advanced Radar for Subsurface e Ionosphere Sounding (Marsis) enviava pulsos de radar que são capazes de penetrar a superfície e as calotas de gelo de Marte. O Marsis mede como as ondas de rádio se propagam e devolve esses dados para a Mars Express. Com base nessa propagação, os cientistas inferem a composição do que há abaixo da superfície.




Tópicos relacionados

Ciência e Tecnologia   /    Sociedade

Comentários

Comentar