Internacional

TECNOLOGIA

Ciberataques interrompem serviço do Twitter, Spotify e outros websites nos Estado Unidos

Trata-se do maior ciberataque em 10 anos. Iniciou nesta sexta-feira de manhã e afeta milhões de usuários na costa Leste dos Estados Unidos.

sexta-feira 21 de outubro| Edição do dia

Vários ciberataques contra o provedor de infraestrutura de internet Dyn interromperam o serviço do Twitter e Spotify nessa sexta-feira, afetando sobretudo os usuários da costa Leste dos Estados Unidos.

Funcionários disseram à agência Reuters que o Departamento de Segurança Nacional e a Agência Federal de Investigações (FBI) está investigando a situação.

O incidente ocorreu em um momento de temores sem precedentes sobre as ameaças virtuaus nos EUA, onde os hackers invadiram organizações políticas e agências eleitorais.

De fato, a campanha eleitoral estadunidense foi atravessada pela acusação de usar ataques cibernéticos para publicar trocas de emails de Hillary Clinton e seu chefe de campanha, John Podesta. Clinton acusou a Rússia de estar por trás dos vazamentos e de utilizar hackers para obter acesso à suas contas e tornar públicos os emails por meio da plataforma Wikileaks. O objetivo, segundo Clinton, seria o de fortalecer a campanha de Trump.

O nível de exasperação que gera o problema nos EUA é tal, que não são poucos os que vêem suas mãos por trás da decisão do Equador de cortar o serviço de internet em sua embaixada em Londres, onde se encontra asilado Julian Assange, fundador do Wikileaks.

Os ataques na Costa Leste

O Departamento de Segurança Nacional advetiu na semana passada que os hackers estão usando novas vias para bloquear o acesso aos websites: infectando roteadores, impressoras, televisores inteligentes e outros serviços conectados com malware que convertem em exércitos de “bots” que podem realizar ataques de negação de serviço (DDoS, por sua sigla em inglês) deixando os servidores em colapso.

Dyn disse que conseguiu organizar um ataque que interrompeu as operações durante cerca de duas horas, mas revelou um segundo ataque poucas horas depois que estava gerando mais problemas.

Além da rede social Twitter e o aplicativo musical Spotify, foi relatado também que o site de discussão Reddit, o serviço de reserva de alojamentos Airbnb e o site de notícias The Verge foram algumas das companhias cujo funcionamento se voi impedido.

A divisão de serviços do site Amazon.com Inc, uma das maiores companhias do mundo de computação, também reportou uma interrupção, e garante que foi resolvida no início da tarde de sexta-feira.

Dyn, com sede em Manchester, New Hampshire, é uma provedora de serviços de sistema e nomes de domínio (DNS, por sua sigla em inglês), que atuam como distribuidores de tráfego de internet. As petições para acessar a sites são transmitidas por meio de servidores de DNS que dirigem-nos aos computadores que abrigam websites.




Tópicos relacionados

Tecnologia   /    Internacional

Comentários

Comentar