Pablo Torres
Neste domingo, as eleições primárias foram realizadas para definir os candidatos para as eleições presidenciais no Chile. Com uma alta participação, os votos deram como vencedor Gabriel Boric, da Frente Ampla, o vencedor das primárias de Apruebo dignidad, com 60,43% dos votos sobre o candidato do (...)
Redação
A denúncia foi feita por Héctor Javier Llaitul Carrillanca, Mapuche-Huilliche e líder do Coordenador Arauco-Malleco, em entrevista à rádio.
Fruto do ciclo de luta de classes que se iniciou em 2019 e que questionou o regime político chileno, a convenção constituinte traz lições importantes para enfrentar Bolsonaro e o conjunto dos atores políticos responsáveis pela crise em curso no (...)
Clara Gomez
📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Apresentamos aos leitores do Ideias de Esquerda o prólogo do livro Rebelião no Oásis, sobre o processo de luta de classes que sacudiu o Chile em outubro de 2019, e publicado em maio deste ano. O prólogo sintetiza alguns dos debates políticos e estratégicos fundamentais, assim como as lições deste (...)
Pablo TorresDauno Tótoro
A adaptação aos setores do regime vem levando o Partido Comunista do Chile a se diluir cada vez mais no reformismo, expresso em seu pré-candidato à presidência Daniel Jadue que acena cada vez mais que a radicalidade não terá lugar em seus (...)
Miguel Gonçalves
Há duas semanas, ocorreram no Chile as chamadas “mega-eleições” (para a Convenção Constitucional, governadores, prefeitos e vereadores), com o centro nas eleições da chamada “Convenção Constitucional”, cujo objetivo será redigir uma nova constituição política. Os resultados produziram um terremoto político (...)
Diana Assunção
Colômbia, Palestina, Chile, Espanha… No mundo inteiro as novas gerações são protagonistas dos processos de luta de classes, contra os ataques à educação e aos serviços públicos, contra os ajustes neoliberais, em defesa do planeta, dos direitos dos setores e povos oprimidos. No Brasil, a juventude pode (...)
Caio Reis
O Chile nos ajuda a entender por que a defesa da proposta de uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana é a uma que aponta uma saída revolucionária para o governo Bolsonaro/Mourão e o regime do golpe.
Ítalo Gimenes
Ir às eleições com bandeiras claras e sem esconder nossa perspectiva de construir um partido revolucionário da classe trabalhadora é fundamental para preparar as lutas que estão por vir. Não é a virtude dos morenistas do PSTU.
André Barbieri
Estreia do primeiro episódio do novo programa de comentário político diário com o ponto de vista da classe trabalhadora.
Nesse final de semana, o Chile viveu um processo eleitoral que definiria os representantes da nova convenção constituinte.
As eleições para a Convenção Constituinte no Chile expressam rechaço aos partidos que governaram o país por 30 anos. Reproduzimos a declaração de Marcello Pablito, dirigente do MRT (Movimento Revolucionário de Trabalhadores) e trabalhador da (...)
No dia 14 de Abril, a Central Única de Trabalhadores do Chile convocou a "greve geral sanitária” para o dia 30 do mesmo mês. A medida de força tem como objetivo exigir o cumprimento do terceiro Plano de Emergência apresentado pela central ao presidente Sebastián (...)
Izquierda Diario - Chile
O governo foi derrotado. A "oposição parlamentar" tentará mostrar que foi "seu triunfo" por causa de suas manobras. Nada poderia estar mais longe da verdade. Foi a ameaça de greves e protestos que se espalharam e se generalizaram, especialmente de setores estratégicos da classe trabalhadora, que (...)
As imagens não poderiam ser mais eloquentes. No Brasil a esquerda institucional de mãos dadas a personagens como Frota e Joice Hasselman. Mais ao sul, no Chile, os portuários tomando as ruas para lutar pelas aposentadorias e para derrubar Piñera, enquanto em Neuquén, os profissionais da saúde pisam (...)
Thiago Flamé