Mundo Operário

Chapa 2: Nossa Classe defende democratizar a comunicação e construir espaços culturais e esportivos

Declaração da Chapa 2: Nossa Classe que concorre nas eleições do sindicato dos trabalhadores da USP nos dias 27 e 28 de novembro.

sexta-feira 22 de novembro de 2019| Edição do dia

Democratizar a comunicação e construir espaços culturais, artísticos e esportivos

É inegável que a imprensa do Sindicato ainda permanece no século passado. Isso limita muito o alcance do Sindicato no conjunto dos trabalhadores, para além dos e não somente entre os mais ativos no sindicato. Além disso, hoje há uma centralização política da Comunicação em apenas um Diretor do Sindicato, o que também impede que a comunicação seja muito mais forte e democrática, como uma canal diretor de informação e formação entre o Sindicato e os trabalhadores.

Também o Sindicato não é hoje um espaço no qual os trabalhadores podem buscar arte, cultura e lazer, encarando essas iniciativas como parte da organização e resistência dos trabalhadores. As festas do Sindicato estão cada vez mais esvaziadas e não há nenhuma iniciativa esportiva, como organizar campeonatos inter-unidades, que inclusive já existem, mas com o Sindicato estando passam bastante por fora do Sindicato.

Isso é uma expressão da separação entre a vanguarda mais ativa e a base dos trabalhadores, questão que viemos combatendo nas posições dos companheiros que hoje compõem a maioria da Diretoria do Sintusp e são candidatos pela Chapa 1.

Achamos muito importante encarar a comunicação do Sindicato, mas também as iniciativas artísticas, culturais e esportivas como parte fundamental de reconectar o Sindicato com a base da categoria, fortalecer as relações de companheirismo e unir a nossa categoria para resistir a todos os ataques.

Por isso queremos debater com os trabalhadores a necessidade de revolucionar a imprensa do Sindicato, de forma democrática, usando os meios digitais de forma muito mais ativa como Whatsapp, videos, Facebook, Instagram, Twitter, Podcasts, Whatsapp e todas as ferramentas para chegar ao maior número de trabalhadores.

Também queremos debater iniciativas culturais como festas, exposições, debates, tornando o Sindicato muito mais vivo com iniciativas junto aos estudantes, professores e terceirizados. Queremos debater ideias como a organização de organizar um campeonato de futebol inter-unidades, buscando se ligar às várias unificando as iniciativas que já existem, e com modalidade também feminina em várias unidades.

- Para saber o conjunto das ideias defendidas pela Chapa 2, acesse: Chapa 2 Nossa Classe: Em defesa do Sintusp, da educação e dos trabalhadores

- Curta a página no Facebook e siga no Instagram para acompanhar a campanha!




Tópicos relacionados

Eleições SINTUSP   /    SINTUSP   /    USP   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar