×

GREVE DO METRÔ | Chantagem: prefeitura fecha postos de vacinação nas estações do metrô

A prefeitura de São Paulo fechou os postos de vacinação contra a Covid-19 que estavam funcionando nas estações do metrô, a justificativa é que nesse momento ocorre a greve dos metroviários.

quarta-feira 19 de maio de 2021 | Edição do dia

Foto: Rovena Rosa / Agencia Brasil

O governo do Estado de São Paulo e a prefeitura são apoiados pela grande mídia na chantagem que fazem com os metroviários, ameaçando os grevistas por um lado e buscando jogar a população contra a greve por outro. A prefeitura informou que os postos volantes de vacinação que funcionam nas estações do metrô estão fechados hoje porque os metroviários fazem paralisação em ao menos 4 linhas, ou seja, atacam o conjunto da população que precisa se vacinar para tentar jogar os trabalhadores contra a luta dos metroviários.

Ao contrário do que a grande mídia e os governos esperavam, podemos observar que a maior parte dos usuários do metrô apoiam as reivindicações da categoria, além de terem recebido aplausos dos usuários nas primeiras horas de greve, são diversos os depoimentos de apoio das pessoas que usam o metrô todos os dias. Todos os usuários do metrô sabem que os trens estão lotados e não tiveram nenhuma melhoria durante a pandemia, é notório que os trabalhadores do metrô e os milhões que utilizam o transporte público todos os dias estão sujeitos à contaminação pela Covid já que são obrigados a se aglomerar no transporte diariamente para poderem trabalhar.

Os metroviários lutam contra os cortes nos salários e direitos dos metroviários, justamente em um momento de enorme crise sanitária, política, social e econômica que atravessa o país e joga milhões de pessoas na miséria. Além disso, entre as reivindicações dos metroviários está a vacinação para toda a população imediatamente.

Doria, que busca aumentar seu capital político fazendo campanha pessoal com a vacina, jamais garantiu testes massivos para a população, nunca forneceu insumos básicos para a segurança sanitária dos trabalhadores, mantém um transporte público precarizado e lotado e não garante a vacinação da população, que segue sujeita à contaminação e à morte. Entre metroviários foram 25 mortos e centenas de contaminados, uma situação semelhante à dos motoristas e cobradores de ônibus que seguiram trabalhando sem segurança durante toda a pandemia.

A luta dos metroviários é justa e não podemos permitir que a chantagem da grande mídia, como a Globo, divida os trabalhadores. É preciso cercar de apoio e solidariedade a greve do metrô, batalhando pela unidade do conjunto dos trabalhadores para derrotar Doria, Bolsonaro e todos os governos que rifam as vidas dos trabalhadores em nome de seguir garantindo os lucros capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias