MINICURSO O CAPITAL COM IURI TONELO

Cerca de 80 pessoas para acompanhar a 1ª sessão do minicurso de O Capital

Ontem (01) aconteceu a primeira sessão do minicurso de O Capital com Iuri Tonelo, Doutor em Sociologia pelo IFCH. Acompanhe aqui um pouco do que rolou e participe das próximas sessões.

quinta-feira 3 de outubro| Edição do dia

Com início nesta terça-feira (01) aconteceu a primeira sessão do minicurso que tenta dar uma introdução abrangente da obra do grande pensador revolucionário Karl Marx. Com sala lotada, o Doutor em Sociologia pelo IFCH começou o curso com um debate sobre a atualidade de O Capital no século da uberização e da precarização sem precedentes do trabalho.

Abordando o método de Marx, bem como destrinchando os aspectos da vida do autor, passando desde o duplo caráter da mercadoria e o desenvolvimento das formas do valor e o fetichismo o debate foi um grande início para um estudo mais aprofundado da obra.

Diversas perguntas foram feitas, levantando a partir de diferentes pontos de vistas aspectos que continuam atuais na obra de Karl Marx. Passando por temas como filosofia, educação, sociologia do trabalho e economia.

O curso seguirá em mais duas sessões, sendo a próxima na quinta-feira (10) e que abordará do processo de produção, circulação e processo global do capitalismo. Temas muito importantes para pensar a relação entre trabalho produtivo e improdutivo, a geração e concretização do valor e da mais-valia.

Na terceira sessão, com data a definir, tratará da atualidade de O Capital: entre a crise capitalista e a quarta Revolução Industrial, para refletir acerca da crise de 2008 e as saídas teóricas apresentadas após mais de uma década de crise do capitalismo.

O minicurso contará com certificado do Ideias de Esquerda e é o início de iniciativas teóricas e de investigação marxista, que queremos aprofundar ao longo do ano com outros cursos e debates.




Tópicos relacionados

Crise capitalista   /    Capitalismo

Comentários

Comentar