×

MICROCEFALIA | Casos notificados de microcefalia no país chegam aos 3,9 mil

O número de casos de microcefalia no Brasil aumentou 10% em uma semana e alcançou a marca de 3,9 mil casos notificados.

sexta-feira 22 de janeiro de 2016 | 00:00

A microcefalia está avançando em estados como o Rio de Janeiro, do dia 1º de janeiro do ano passado até 19 de janeiro deste ano, foram registrados 166 casos de microcefalia no estado, desses, 133 são em bebês já nascidos e 33 bebês no período uterino. Além disso, 55 mulheres apresentaram manchas vermelhas durante a gravidez.

Autoridades sanitárias do governo apontam que a Região Sudeste é alvo de preocupações, pois o zika vírus começou a circular há pouco tempo e por isso, a grande maioria da população é suscetível, além disso o carnaval promove um maior contato interpessoal e com isso maior exposição ao mosquito.

No entanto, no Brasil houve um crescimento vertiginoso, a partir de outubro, de casos de microcefalia, cujas medidas de ações vêm sendo extremamente tardias, refletindo a falência da saúde publica no país. Casos de microcefalia mo país chegam aos 3,9 mil neste inicio de 2016, após o recorde de 1,6 milhão de casos de dengue e 863 mortes notificadas em todo ano de 2015, que é um fator de maior vulnerabilidade. São Paulo concentrou cerca de metade dos registros do país, com 733 mil notificações em 2015.

O ministro Marcelo Castro participou de uma cerimônia em que prometia a compra de 500 mil testes "três em um", para diagnóstico simultâneo de dengue, chikungunya e zika. Na ocasião, foi afirmado que os kits começariam a ser entregues em fevereiro. "Ele é promissor, mas é um projeto a médio prazo, para alguns meses", diz o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

Com isso, fica a questão: se o vírus está circulando há pouco tempo no sudeste e o período do carnaval promoveria maior contato com o mosquito, como afirmou Maierovitch, não deveriam ser mobilizadas todas as forças para que o kit diagnóstico estivesse disponível imediatamente?

As mulheres pobres e negras são, neste contexto, as mais afetadas, com a árdua espera de uma ecografia pelo SUS. A tragédia da microcefalia e estes milhões de casos de dengue têm como pano de fundo a falência da saúde pública no Brasil, realidade que precisa de um sistema único de saúde sob controle dos trabalhadores e usuários.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias