×

ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES EM LUTA | Carta do Encontro Estadual de Estudantes em Luta

No último domingo ocorreu o Encontro Estadual de Estudantes em Luta, que reuniu centenas de estudantes secundaristas e universitários paulistas para discutir a unificação das lutas em curso no estado de São Paulo. Abaixo segue a carta que sintetiza as resoluções desse dia.

terça-feira 24 de maio de 2016 | Edição do dia

CARTA DO ENCONTRO ESTADUAL DE ESTUDANTES EM LUTA – CAMPINAS, 22 DE MAIO DE 2016

No dia 22 de Maio de 2016 foi realizado um encontro estadual dos estudantes paulistas em luta, que contou com a presença de estudantes da UNICAMP, USP, UNESP, secundaristas além de UFABC e universidades particulares.

Há anos o governo do estado de São Paulo tenta implementar diversas medidas que impõem a precarização do ensino básico e superior paulista. Em 2016, com o acirramento da crise econômica, os reitores das estaduais em conjunto com Alckmin têm implementado diversas medidas que aceleram o processo de desmonte das universidades estaduais e também do ensino básico. Em resposta a isso os estudantes têm radicalizado suas lutas, ocupando escolas e universidades.

O que está colocado hoje no estado de São Paulo pelos processos de mobilização é uma disputa acirrada por um novo projeto de educação. Por isso nossa luta também discute a necessidade da implementação imediata das cotas étnico-raciais na USP e na UNICAMP, porque é emergencial romper com o projeto racista e elitista das universidades.

Mas além de radicalizarmos o acesso é urgente que as universidades garantam que todos esses estudantes negros, negras, indígenas e provenientes das escolas públicas tenham condição de permanecer estudando. Por isso a luta pelo aumento das políticas de permanência estudantil unifica todas as estaduais.

Para que consigamos avançar nas conquistas do conjunto dos estudantes do estado de São Paulo reafirmamos que é necessário implementar um comando de greve unificado das estaduais. O encontro de hoje foi um primeiro pontapé para a realização dessa unidade e precisamos avançar para construir a unidade concretamente na base de todas as universidades e campi espalhados pelo estado.

Debatemos a importância de construirmos um dia nacional de lutas contra os ataques de todos os governos à educação e contra a repressão, nesse sentido aprovamos que o dia 3 de Junho será um dia de ações radicalizadas levada à frente pelos estudantes universitários e secundarista de todo o país, bem como levaremos também esse chamado a todas as assembleias de base que ocorrerão nos próximos dias.

Sabemos infelizmente que atacar a educação não é monopólio do PSDB e de Alckmin, pois Pezão e Sartori/PMDB no RJ e RS, Camilo Santana/PT no CE e Temer no governo federal também são inimigos, assim como não aceitamos os cortes bilionários que foram feitos ano após ano na educação pelos governos do PT. Nesse sentido é urgente também que os setores reunidos no estado de São Paulo se unifiquem nacionalmente com todos os outros estudantes, professores e funcionários da educação pública.

Para isso é imperioso que as universidades e escolas discutam e aprovem a construção do II Encontro Nacional de Educação que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de Junho, em Brasília. Só com a unificação das lutas e a construção de uma forte greve geral a educação é possível fazer com que a juventude e os trabalhadores barrem todos os ataques que os governos têm nos desferido.

PELA UNIFICAÇÃO DAS LUTAS JÁ! TODOS AO ATO UNIFICADO DOS ESTUDANTES PAULISTAS NO DIA 25 DE MAIO!

CONTRA TODOS OS GOVERNOS QUE ATACAM A EDUCAÇÃO E A REPRESSÃO: RADICALIZAR E UNIFICAR AS LUTAS NO 3J NAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS!

CONSTRUÇÃO DE UM COMANDO DE GREVE UNIFICADO NO ESTADO DE SÃO PAULO, COM A PRIMEIRA REUNIÃO A SER REALIZADA NO DIA 04 DE JUNHO!

TODOS AO ENE PRA UNIFICAR AS LUTAS NACIONAIS!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias