×

ALUNOS EXPULSOS DA UNESP | Carta de ex-alunos da UNESP pela revogação das 17 expulsões.

quarta-feira 6 de maio de 2015 | 00:02

Em meio aos grandes cortes da educação pelo governo federal e o governo estadual, vários trabalhadores da educação e estudantes veem se colocando na luta contra esse projeto de precarização da educação. Com os cortes de 7 bilhões do MEC, nas universidades federais, e com o FIES, o discurso da “pátria educadora” perde sentido. Com o fechamento de 3900 classes, não reajuste salarial dos professores do Estado, cortes do ponto de professores em greve, cortes de 200 milhões das universidades estaduais e com a possibilidade de redução do valor do ticket alimentação na UNESP, mostram que tanto PT e PSDB não têm prioridade com a educação.

Neste contexto, após 50 dias de greve dos professores do Estado de São Paulo, membros, ex-alunos da UNESP e membros do comando de greve independente impulsionam uma carta de manifesto em apoio á luta pela revogação das 17 expulsões. Novamente o comando de greve dos professores demonstra exemplos de unificação das lutas chamando ex-alunos para impulsionar a campanha democrática.
Gustavo Anversa, estudante expulso e militante da Juventude Às Ruas, comenta: “O corte de ponto dos professores do Estado, o massacre dos professores no Paraná e as 17 expulsões se demonstram eventos preparatórios para um desmonte maior da educação. Por isso a necessidades dos governos de desmobilizar, intimidar e atacar os lutadores da educação. O exemplo dos professores deve ser seguido por todos e inclusive pelos estudantes. Nesse sentido, nós militantes da Juventude Às Ruas chamamos todos aqueles que não conseguiram ir a São Paulo ao ato pela revogação dos 17 expulsos a irem à festa De que lado você samba? no bar do Zinho, em Araraquara, no dia 7 de maio às 19h00, onde os lucros da venda de alimentos serão convertidos para o fundo de greve dos professores.”

Segue o manifesto:

Moção, de ex-estudantes da Unesp, em apoio à reintegração das/os 17 estudantes expulsas/os da Faculdade de Ciências e Letras/Araraquara

Nos últimos anos a repressão política ao movimento estudantil voltou a ser a tônica seguida por governos e dirigentes universitários da América Latina. O massacre praticado contra estudantes normalistas mexicanos (¡Ayotzinapa somos todos!), a violência exercida pelo Estado chileno e a prisão de guerreiras/os políticas/os – como o carioca Igor Mendes – não deixam margem para dúvidas de que estamos diante de um amplo espectro internacional de criminalização das mobilizações sociais populares e progressistas em geral.

No Brasil, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) há pelo menos uma década vem se afirmando e reafirmando como uma espécie de laboratório dessa brutal contrarreforma. São bastante conhecidas as «sindicâncias» (processos internos às universidades, via de regra com caráter persecutório), politicamente orientadas, assim como as suspensões e/ou expulsões, sumariamente levadas a cabo pela instituição, nesse período. O Movimento Estudantil (ME), que jamais deixou de se contrapor ao sistema de precarização das condições de ensino, estudo e extensão – assim como aos aviltantes cortes na assistência aos direitos estudantis – tem sido constantemente penalizado, como sujeito coletivo, por lutar e resistir à política de desmanche aplicada pelo governo do estado e pelas irresponsáveis – e insensíveis – direções universitárias de plantão.

A Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Unesp (FCL/Ar) tem sido “o” palco de alguns dos mais intensos ataques às/aos estudantes de luta. Nos últimos dez anos ela vem «sindicando» e/ou suspendendo, arbitrariamente, estudantes, tanto da moradia estudantil quanto da instituição em geral, chegando ao cúmulo de oficializar uma ‘Portaria’ que proibiu manifestações políticas no interior da unidade, relembrando os sombrios tempos do «AI-5 da Educação».

Sobretudo a partir de 2007-2013 os estudantes da Unesp enfrentam uma vil escalada repressiva, em especial após uma greve com duas ocupações da reitoria, as quais efetivamente possibilitaram que a mesma fosse a primeira das três estaduais paulistas a ter um sistema público de cotas raciais e sociais. Posteriormente, 95 estudantes foram «sindicados» pela mesma universidade e suspensos, por 60 dias, e outros 6 estudantes também o foram, tão-só por impedirem uma aula, em protesto. Em 2014 houve um processo de expulsão de estudantes da moradia e mais de 40 estudantes foram defenestrados do campus de Ilha Solteira, 16, em Rio Claro, e 38, em Araraquara.

Em seguida, 17 estudantes de Araraquara foram expulsos, sendo três deles escolhidos a dedo pela direção da universidade, mesmo que muitos outros estudantes, obviamente, estivessem em ocupação no mesmo período. Realizada ‘a toque de caixa’, a «sindicância» levada a cabo pela direção da FCL/Ar desconsiderou, em absoluto, a defesa dos estudantes. E mais. O inquérito policial aberto pelo delegado foi arquivado – pelo promotor, responsável pelo caso – sob a alegação de que seria impossível individualizar, por apuração (“acareação”), qualquer ação desenvolvida durante a ocupação estudantil. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista – Adunesp –, assim como o Fórum das Seis (conjunto das entidades sindicais de trabalhadoras/es das estaduais paulistas), possuem cópias de todos esses arquivos e já emitiram notas onde exigem a imediata revogação das expulsões e também do arcaico Regimento da Unesp, documento este que remete ao famigerado Decreto-Lei 477, desenvolvido/aplicado durante os anos de chumbo da ditadura civil-militar.

Queremos chamar a atenção: estes fatos modificam qualitativamente o processo, pois abrem um perigoso precedente para o movimento social estudantil de todo o país como um todo. A Campanha Nacional, chamada em apoio a essas/es guerreiras/os e lutadoras/es, já conquistou a suspensão das expulsões, todavia precisamos continuar a mobilização e a pressão – social e política – para que, ao fim e ao cabo, ninguém fique para trás.

Na condição de ex-estudantes da Unesp, e também de ex-integrantes do ME, vimos – aqui e agora – a público manifestar apoio total e irrestrito às/aos estudantes processadas/os. Convocamos a todas/os atuais estudantes da universidade e, em especial, às entidades estudantis, para que compareçam ao Ato do 7 de Maio, em frente à Reitoria da Unesp (SP), para revertermos, de uma vez por todas, às expulsões. Fazemos um chamado, um apelo, também, para que todas/os as/os servidores / docentes da FCL/Ar, que paralisem suas atividades-fim – nesse dia – em solidariedade às/aos guerreiras/os lutadoras/es!

“NÃO VAI PASSAR NENHUMA EXPULSÃO,
TODOS EM LUTA PELA REINTEGRAÇÃO!”

Nomes:

Djalma Nery Ferreira Neto – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
Edilson dos Santos Timóteo – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
Erick Quintas Corrêa – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
Isabela Martins de Morais e Silva – ex-aluna / graduada e mestre em CSO FCLAr
Deborah Schmidt Neves dos Santos – ex-aluna / graduada em CSO FCLAr
Eduardo Rodrigues de Souza – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
Maria Angélica Chioda – ex-aluna / graduada em CSO FCLAr
Nathalia Nogueira Maringolo – ex-aluna/graduada em CSO FCLAR
Priscila Lourenção – ex-aluna/graduada em CSO FCLAR
Rodrigo Dadamos Lopes da Silva – ex-aluno/graduado em CSO FCLAR
Camilla Marcondes Massaro – ex-aluna/graduada e doutora em CSO, mestre em Educação Escolar FCLAr
Aline Pedro – ex aluna, graduada em CSO e mestre em Sociologia - FCLAr.
Carlos Eduardo Amaral de Paiva – ex-aluno/graduado em CSO, mestre e doutor em CSO - FCLAr.
Douglas Felicio Silva de Oliveira – ex aluno , graduado em CSO -FCLAr
Lívia Francisco Arantes de Souza – ex aluna, graduada em Ciências Econômicas - FCLAr
Leandro Marques Durazzo – ex-aluno de Ciências Sociais – FCLAr – Docente do Departamento de Antropologia da UFRN
João Mauro G. V. de Carvalho – ex-aluno de Ciências Sociais, doutorando em Ciências Sociais pela FCL/Ar
Mauro Sala – graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação Escolar pela FCL/CAr. Professor na rede estadual de educação básica
Vera Ceccarello – ex-aluna/graduada em Ciências Sociais/FCLAr
Rafaela Rabesco – ex-aluna/graduada em Ciências Sociais/FCLAR, mestranda em Sociologia UFSCar e Professora da rede municipal de ensino de Araraquara
Giovana Meinberg Garcia – ex-aluna, graduada em Psicologia FCL-Assis
Afonso Mancuso de Mesquita – graduado em Psicologia pela FC-Bauru. Professor de psicologia no ensino superior.
Fernando Castro Mota de Oliveira – ex-aluno/graduado em Química/IQCAr, doutor em Ciências IQ/USP.
Felipe Munhoz Martins Fernandes – ex-aluno, bacharel e licenciado CSO pela FCLAr, mestre em Antropologia Social pela UFSCar.
Hélio Alexandre da Silva – ex-aluno/graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia Política -FFC-Marilia - Professor da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Adriano Del Duca – ex-aluno/graduado em Ciências Sociais pela FCL/Ar. Professor de Sociologia na Rede Estadual de Ensino do Paraná;
Rafael Henrique Palomino – graduado em Letras e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr. Professor de Português do Ensino Fundamental e Médio.
Mário Augusto dos Santos Marques da Silva – ex-aluno, licenciado em Letras pela FCLAr. Professor na rede estadual de educação básica.
Bruno Perozzi da Silveira – graduado em Ciências Sociais (2004-2009), mestre em Educação Escolar pela FCL-Araraquara (2012-2014). Professor de Sociologia e Filosofia da Escola SESI-SP.
Pablo Polese – ex-aluno da FCLAR. Doutorando em Serviço Social pela UERJ.
Lívia de Cássia Godoi Moraes – ex-aluna, graduada em Ciências Sociais pela FCLAr, mestre em Ciências Sociais FCC, Marília, doutora em Sociologia na UNICAMP, pós-doutoranda em Política Social e professora colaboradora na UFES.
Adriano Brant Favarin – ex-aluno de Física Biológica pelo IBILCE/Rio Preto. Diretor de Base do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP)
Ettore Dias Medina – graduado em Ciências Sociais e doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Unesp. Professor na rede estadual paulista de educação.
Henrique Carmona Duval – ex-aluno de Ciências Sociais. Doutor em Ciências Sociais pelo IFCH/Unicamp.
Camila de Lima Vedovello – Graduada e Mestre em Ciências Sociais pela Unesp/Marília. Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo.
Alexandre Aparecido dos Santos – Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Unesp.
Leandro Silva de Oliveira – Mestre em CSo pela FCLAr. Doutorando em Sociologia pela UFSCar.
Diogo Brunner – graduação em CSO pela FCLAr e Mestre em Literatura e Vida Social pela Unesp/Assis.
Bruno Moretti Falcão Mendes – ex-aluno, graduado (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela FCLar/Unesp e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo.
Talita Mara Catini – ex-aluna de Ciências Sociais pela FCLar/Unesp - Araraquara.
Iury Angelotto Pires – ex-aluno de Ciências Sociais pela FCLar/Unesp - Araraquara.
Deni Ireneu Alfaro Rubbo – ex-aluno /graduado em Ciências Sociais/FCLAr. Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Willians de Matos Rodrigues – ex-aluno graduado em Ciências Sociais/FFC - Marília. Professor na rede estadual de educação básica.
Maria Carolina Schlittler – ex-aluna / graduada em Ciências Sociais pela FCLAr. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFSCar
Camila Mantovani Dias – graduada em Ciências Sociais pela FCLAr (2005-2009). Mestranda em Educação pelo PPGE/UFSCar, campus São Carlos.
Luciana Carvalho Nogueira – ex-aluna/graduada em CSO FCLAr.
Adriana Cardoso da Silva – graduada em Ciências Sociais FCLAR e mestranda CSO FCLAR.
Tiago de Oliveira – graduado em Ciências Sociais FCLAr. Doutorando em História Social PPGH-UFF-RJ.
Nelio Borges Peres – mestrado - Unesp de Franca
Rosa Maria
Marta Menezes Santos – ex-aluna / Graduada em Ciências Sociais FCLAr
Dante Cieto de Ferreira – ex-aluno/ Graduado em Ciências Sociais pela FCLAr
Lívia Maria Tonelli – graduada em Geografia pela Unesp - Campus Rio Claro. Professora do Estado de São Paulo.
Talita Menegas Pontes – ex-aluna- CSO- FCLAr
Rosa Maria Scaquetti Pinto – ex-aluna- graduação e mestrado em CSO pela FCLAr
José Eduardo Oliveira – ex-aluno- graduado em CSO pela FCLAr
Sara Monteiro de Carvalho – ex-aluna- pedagogia - FCLAr
Francini Hirata – ex-aluna- Ciências Econômicas - FCLAr
Rafael Lima Magela – ex- aluno de CSO - FCL Araraquara




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias