×

ESQUERDA DIÁRIO IMPRESSO | Candidaturas a serviço de sermos milhares de vozes anticapitalistas

quarta-feira 3 de agosto de 2016 | Edição do dia

Nessas eleições municipais, o Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT) irá lançar pré-candidaturas em cinco municípios: Maíra Machado em Santo André, Diana Assunção em São Paulo, Danilo Magrão em Campinas, Carolina Cacau no Rio de Janeiro e Flávia Valle em Contagem.

Já são centenas de jovens, trabalhadores, LGBTs, negros, mulheres tomando para si essas pré-candidaturas com uma perspectiva que não é a de eleger alguém para “fazer por nós”, mas sim de somarmos milhares de vozes anticapitalistas para construirmos uma força para lutar por nossas demandas. Para lutar contra os golpistas e contra a retirada de direitos, para fazer valer nossa voz não apenas em cada greve, mas também no terreno eleitoral em que vamos entrar com tudo para colocar um combate contra aos patrões e seu governo golpista, que avançam ainda mais nos ataques que o PT já vinha fazendo.

Seguindo o exemplo das candidaturas do PTS na Frente de Esquerda e dos Trabalhadores na Argentina, pensamos a atuação nas eleições e no parlamento como uma frente de luta para denunciar os privilégios desses políticos e suas negociatas com os patrões para lhes garantir mais lucros às custas de nossos direitos (e nesse sentido propomos que todos os políticos ganhem o mesmo que uma professora e seus cargos sejam revogáveis); fortalecer as lutas em cada local de trabalho e de estudo por nossas demandas; e ajudar a avançar a consciência de classe de cada trabalhador no sentido de que é necessário nos organizarmos para lutar contra os patrões e seu regime político.

Na atividade de lançamento da pré-candidatura de Maíra Machado compareceram mais de 80 pessoas, e no de Diana Assunção mais de 300, na perspectiva de construir essa campanha militante. Como disse Diana, enfrentamos um sistema eleitoral extremamente antidemocrático, em que não temos tempo na televisão, nos rádios, nos grandes jornais e nem os milhões que têm os candidatos dos patrões. Mesmo na internet, as regras eleitorais nos impedem de divulgar massivamente nossas ideias. Mas o que temos é justamente a convicção e a disposição dessas centenas de companheiros em atuar decididamente para que possamos expressar a voz dos explorados e oprimidos nessas eleições.

Nós acreditamos que atuar na eleição baseado nessa força, com total independência de classe e sem se ligar a partidos dos patrões, como a REDE de Marina Silva, é fundamental para fortalecer a luta de nossa classe. Para isso contamos também hoje com outra ferramenta de organização importante, que é o Esquerda Diário, e com o qual estamos querendo, tal como nessas campanhas eleitorais, avançar para que seja tomado por cada vez mais jovens e trabalhadores como sua ferramenta, de denúncia, de luta e de organização.

Os lançamentos já realizados de Maíra e Diana, expressaram uma grande fortaleza e a possibilidade de avançar a muito mais. Construindo comitês de campanha, como já está ocorrendo em Santo André e como diversos companheiros em São Paulo já se mostraram dispostos, podemos fazer essa força militante se expandir por milhares de pessoas.

Assim, é possível nessas eleições construir uma forte voz unificada e anticapitalista. Porque queremos combater a retirada de direitos, queremos potencializar as lutas de nossas greves, combater os privilégios dos políticos e a forma como os patrões querem descarregar sobre as costas dos trabalhadores os custos da crise que criaram. Precisamos lutar pelo fim do pagamento da dívida pública, os impostos sobre as grandes fortunas, a estatização sob controle operário das empresas. Para garantir saúde, transporte, educação e moradia. Enfrentar o desemprego reduzindo a jornada de trabalho sem redução dos salários. Combater os que querem privatizar tudo, impor censuras ideológicas na educação. Defender o direito a nosso corpo e nossa sexualidade, lutando pela legalização do aborto, pela aprovação das leis de nome social. Defender a juventude negra que é assassinada nas periferias impunemente pela polícia.

Chamamos todos a construir conosco essas candidaturas para sermos milhares de vozes anticapitalistas!

Compareça em Campinas (SP) e o Rio de Janeiro no lançamento das pré-candidaturas anticapitalistas:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias