×

LIBERDADE PARA FELIPE DURÁN | Campanha pela liberdade do fotógrafo Felipe Duran

Felipe Duran é um fotógrafo que está há 314 dias em prisão preventiva. Seus amigos, familiares e pessoas próximas denunciam que se trata de uma perseguição política por seu apoio a luta do povo mapuche.

terça-feira 2 de agosto de 2016 | Edição do dia

“Ou nos quebram as pernas ou nos colocam na prisão”

Tradução por Cassius Vinícius

Felipe Duran foi preso em Padre las Casas (sul do Chile) há quase um ano, no dia 22 de setembro de 2015, junto com Cristian Levinao, um Comuneiro mapuche fugitivo da “justiça” chilena, denunciando a verdadeira injustiça que enfrentam os lutadores mapuches que se organizam em defesa de seu próprio território. Duran foi acusado de porte ilegal de armas e elementos explosivos, pelos quais a justiça decretou prisão preventiva.

Felipe é fotógrafo. Suas fotos e imagens se caracterizaram por ser uma ferramenta a serviço da luta do povo mapuche e para denunciar a repressão que vivem os mapuche por parte do Estado chileno e suas forças policias, carabineiros e forças especiais.

Como indica a página na internet que conta sua história “Ao longo de seus anos de trabalho em Wallmapu (nome dado a nação mapuche), o fotógrafo Felipe Duran retratou, através da imagem, diferentes processos que ocorreram com a nossa nação. Marchas, repercussões, repressões, organização, cerimônias passaram por sua notável lente que retratou, como poucos o fizeram, o verdadeiro conflito que se vive na região da Araucanía”.

Felipe colaborou com a agência de notícias norte-americana UPI e com o jornalismo independente, sobre a perspectiva de suas fotografias, que mostram com dureza o que acontece na região. Como indicam seus amigos: as verdadeiras armas de Duran são suas fotografias, o que para o Estado chileno é perigoso, pois são fotos críticas e comprometedoras.

Campanha pela liberdade de Felipe

São milhares de pessoas que se manifestaram a favor da liberdade para Felipe, denunciando que se trata de mais uma das campanhas do Estado para criminalizar as lutas sociais e o jornalismo independente.

Entre as inúmeras personalidades que apóiam a campanha pela liberdade estão os artistas Anita Tojoux, Santa Ferida, Banda Conmoción, Jorge Coulon de Inti Illimani, Illapu, Daniel Alcaino e muitas outras pessoas.

Você também pode apoiar a campanha assinando o abaixo-assinado na página:
www.felipeduranfotografia.cl

A seguir, algumas fotografias de Felipe Durán que podem ser encontradas na internet.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias