PRECARIZAÇÃO DO TRANSPORTE

CPTM causa transtorno na vida de milhares de trabalhadores esta manhã

Milhares de usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), linhas de trens de São Paulo, foram afetados com problemas de serviço na região do ABC e Zona Leste da Capital.

sexta-feira 11 de agosto| Edição do dia

Na manhã desta sexta-feira, os munícipes da região do ABC e zona leste de São Paulo onde circula a linha 10-turquesa (Brás- Rio Grande da Serra) e 11-coral (Luz-Estudantes) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sentiram um pouco mais da precariedade destes serviços que nos são prestados.

Nas linhas 10-turquesa, os trens circularam com velocidade reduzida e com longas paradas entre as estacões Rio Grande da Serra e Prefeito Celso Daniel (Santo André). Segundo a CPTM, houve falha em um dos equipamentos, na região de Mauá, não tendo previsão para normalização dos transportes.

Por volta das 7h desta manhã, a plataforma da estação estava superlotada de passageiros que necessitavam do transporte público para chegar aos seus trabalhos e estudos. Para minimizar os transtornos, foram colocados 20 ônibus do PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para atender entre os trechos das estacoes Mauá e Capuava.

Já na linha 10-coral, houve um problema técnico no sistema de energia, que consequentemente, afetou o andamento de todo o tráfico de trens, que no cotidiano já não atende a toda população, nesta manhã também circulou com maiores intervalos entre as estações Estudantes e Suzano.

Pagamos muito caro R$3,80 para ida e mais esse valor para a volta tornando quase R$10,00 o direito de ir e vir, por um serviço precário, sucateado, onde inclusive os trabalhadores do transporte sofrem com as péssimas condições de trabalho. A população que pega o transporte todos os dias, junto aos trabalhadores do transporte e que deveriam organizar e pensar juntos a situação do transporte em São Paulo. É necessária a estatização sob controle dos trabalhadores e usuários para acabar com a máfia dos transportes e realmente garantir que o transporte seja um direito e seja público.




Tópicos relacionados

Nossas vidas valem mais que o lucro deles   /    CPTM   /    João Doria   /    Transporte

Comentários

Comentar