×

CORONAVÍRUS | CHILE: Declaração dos Trabalhadores de Transantiago: "Que os mortos não sejam do povo"

Desde o Izquierda Diario Chile reproduzimos abaixo, traduzida do espanhol, a declaração da Coordenadoria de Trabalhadores e Trabalhadoras de Transantiago (CTT) - Rede de transporte público que opera na região metropolitana da cidade de Santiago, capital do Chile.

quinta-feira 26 de março de 2020 | Edição do dia

Respeitar a saúde e a vida dos trabalhadores e passageiros da Transantiago-Red

1. Hoje, segunda-feira, 23 de março de 2020, quando a propagação do coronavírus aumenta e quando tudo aconselha a aumentar drasticamente o distanciamento e o isolamento social, somos confrontados, com horror, porque obrigaram os trabalhadores a aglomerar-se, incluindo aglomeração de pessoas para mudar para o nosso trabalho. Essa é a política do governo de "quarentena progressiva", com toque de recolher, e que expôs milhares e milhares de trabalhadores a um possível contágio.

2. A ministra dos Transportes e Telecomunicações, Gloria Hutt, disse hoje que medidas de saneamento para motoristas em terminais, como lavagem das mãos, disponibilidade de álcool gel e saneamento de ônibus para passageiros, "É uma tarefa que permanece como foi estabelecida desde o início e não foi modificada". As palavras da ministra encobrem o comportamento nefasto e desumano dos empresários Transantiago-Red, que quase nem tomam essas medidas, inclusive os próprios trabalhadores tiveram que comprar o gel de álcool, e que um grupo de motoristas teve que parar e se recusou a sair, por não ter as medidas que a ministra alude. Ainda mais dramática é a situação dos fiscais (que são aqueles que estão nas ruas) e que nem sequer têm banheiro, violando todas as disposições legais e sanitárias.

3. É sabido, como os empresários de Transantiago-Red, fizeram grandes negócios com o sistema de concessões, onde as vítimas foram os passageiros e os trabalhadores desse sistema. E hoje eles procuram economizar dinheiro à custa de todos nós, e com a vista grossa do governo.

É por isso que, a partir da coordenadoria dos trabalhadores de Transantiago, CTT, propomos que os regulamentos governamentais para impedir a disseminação do coronavírus sejam cumpridos de forma irrestrita e que sejam medidas para garantir a saúde e a vida:

  •  A lavagem das mãos e um suprimento permanente de gel de sabão e álcool devem ser garantidos nos locais de trabalho.
  •  A distância mínima de um metro deve ser garantida. Os passageiros e o motorista devem ser protegidos mutuamente, fechando a porta da frente e que o número de passageiros seja adequado para garantir a distância (com medidas que o governo deve implementar)
  •  O não cumprimento dessas medidas cria um "risco sério e iminente para a vida ou a saúde dos trabalhadores", que "o trabalhador terá o direito de interromper seu trabalho e, se necessário, deixar o local de trabalho quando considerar, por razões razoáveis, que continuar com eles envolva um risco sério e iminente para sua vida ou saúde. ” (artigo 184 bis, Código do Trabalho)
  •  Pelas razões acima, um ônibus que não é higienizado não poderá entrar em circulação.
  •  Exigimos a reposição imediata dos 28 trabalhadores da Subus que lutaram para salvaguardar a saúde e a vida.

    O que está em jogo aqui é a vida e a saúde, por isso consideramos que o não cumprimento dessas medidas são crimes cometidos contra os trabalhadores e o povo.

    4. Mais uma vez, a classe empresarial, o governo e a classe política buscam lançar a crise sobre os trabalhadores e o povo, para que continuemos a produzir e assim garantir seus lucros, mesmo às custas da saúde e de nossas próprias vidas e de nossas famílias.

    A única maneira de derrotar o coronavírus e controlar as infecções é aprofundar drasticamente o isolamento social, realizando uma quarentena preventiva (que garante apenas a produção e os serviços básicos).

    Fortalecer a organização da classe trabalhadora é vital para evitar demissões, salários mais baixos e que as pessoas paguem pela crise, como fizemos há 30 anos.

    Que os mortos não sejam do povo

    Somente as pessoas salvam as pessoas

    Coordenadoria de Trabalhadores de Transantiago, CTT




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias