×

CORONAVÍRUS | CES-RJ lança nota de repúdio contra as medidas do estado frente à crise sanitária

Em reunião extraordinária, realizada na última terça (23), os conselheiros do CES aprovaram nota de repúdio que manifesta preocupação com as medidas tomadas pelo governos em respeito a crise do COVID-19, e pede o cancelamento da nomeação do tenente coronel Alex Bousquet, figura ligada à gestão Cabral, para secretário da saúde.

sexta-feira 26 de junho de 2020 | Edição do dia

Nesta última terça-feira (23), o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (CES-RJ) realizou uma reunião extraordinária, de onde foi aprovada uma nota de repúdio contra as medidas do governo, principalmente no que se refere a questões ligadas ao enfrentamento à crise sanitária do COVID-19. O manifesto cita que, embora seja setor estratégico no controle da pandemia, são ignorados pela gestão Witzel.

A nota se coloca, também, contra as “organizações sociais”, que na verdade servem como um motor privatizador da saúde pública que escoa o dinheiro público para os bolsos dos parasitas da saúde privada.

O texto ainda traz o repúdio à nomeação de Alex Bousquet, tenente coronel, para secretária de saúde do Estado. Uma figura ligada à gestão de Sérgio Cabral e à diversos outras tragédias, como a demolição antiga IASERJ.

Confira o texto:

NOTA DE REPÚDIO DO CES-RJ

O Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, por deliberação da sua Reunião Extraordinária de 23 de junho de 2020, vem a público externar sua preocupação e repúdio com os últimos acontecimentos sobre a saúde estadual, principalmente no que diz respeito às medidas relativas à pandemia.

O Conselho Estadual de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, mas ainda assim o CES tem sido totalmente ignorado. Em nenhum momento o controle social – espaço democrático e constitucional de fiscalização da sociedade civil – foi sequer recebido, muito menos ouvido em relação às ações que dizem respeito à crise provocada pelo Covid 19. Fizemos mais de uma dezena de solicitações nesse sentido. Todas até hoje sem respostas.

O CES-RJ há tempos tem se posicionado contra as famigeradas “organizações sociais” – verdadeiros biombos privatistas para irregularidades diversas. É preciso que a gestão estadual finalmente se livre desses parasitas do erário e assuma suas responsabilidades com a gestão.

Consideramos também, inadmissível que uma figura ligada ao tenebroso governo Cabral assuma o comando da Secretaria Estadual de Saúde. Principalmente, tendo em vista um histórico pessoal marcado por tragédias como a transferência de pacientes durante a madrugada e a demolição do antigo IASERJ.

Tendo em vista tais acontecimentos, o Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro vem compartilhar com as mais diversas entidades que lutam em defesa do SUS esta nota e pedir apoio para a urgente necessidade de uma intervenção técnico-sanitária a fim de evitar o desmonte total da Saúde no estado, já que, diante dessa situação, há o risco do aumento do número de vítimas, seja pela Covid19 – que nesta data chega aos quase nove mil cidadãs e cidadãos mortos e quase 100 mil infectados -, seja por outros agravos à saúde como dengue, sarampo, raiva humana, esta já com alerta no estado, entre outras tantas doenças. Para tanto, se faz urgente a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj sobre a gestão da saúde estadual e a criação de uma CPI para averiguação das responsabilidades sobre o que aconteceu até o presente momento.

O Conselho Estadual de Saúde vem ainda, EXIGIR do governo estadual o seguinte e imediato conjunto de medidas:

– Cancelamento da nomeação estapafúrdia do tenente coronel Alex Bousquet, anunciada em 22/06/2020,

– Fim imediato da militarização da Secretaria Estadual de Saúde. É inadmissível que a hierarquia e disciplina militares sejam desvirtuadas para objetivos pouco éticos,

– Restabelecimento imediato do conselho técnico-sanitário referente às ações de enfrentamento à epidemia com a participação do CES-RJ e avaliação da necessidade de abertura de todos os leitos dos hospitais de campanha, assim como a destinação desta estrutura e equipamentos pós-covid,

– Fim imediato do contrato com a organização social IABAS e uso provisório da Fundação Estadual de Saúde para provimento de RH e gestão,

– Estabelecimento da fila única dos leitos no estado,

– Criação de uma comissão técnica e de notáveis para rever todos os contratos celebrados com organizações sociais desde 2011.

Essas são medidas mínimas para que possamos sair da atual crise de forma minimamente racional e respeitosa em relação à proteção das vidas em nosso estado.

ALEXANDRE VASILENSKAS

Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RJ

Rio de Janeiro, 23 de junho de 2020




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias