BRASÍLIA / HISTÓRIA DO BRASIL / GOVERNO JK/ COMITÊ ESQUERDA DIÁRIO DF-GO/

Brasília, capital da segregação social: suas contradições de origem

Gilson Dantas

Brasília

quarta-feira 13 de maio| Edição do dia

Foi realizado pelo Comitê Esquerda Diário DF/GO, no sábado dia 9/5/2020, um debate em torno do documentário Noruega e Congo no centro do Brasil seguido de debate sobre história e segregação em Brasília.

Esse debate integra uma série de eventos que nosso Comitê vem realizando em tempos de quarentena, no desenvolvimento de uma massa crítica, de debates abertos na direção do questionamento do regime político e do sistema capitalista.

Fez parte da preparação do debate o áudio abaixo, de Gilson Dantas, membro do Comitê e vinculado à UnB, com pós-doutorado em Políticas Sociais, também integrado ao jornal on-line Esquerda Diário. O áudio está dividido em duas partes, sendo a primeira intitulada A política habitacional em Brasília: apartheid organizado e a segunda Um modelo urbano modernista que deu errado?

Nos dois casos procura-se problematizar o fato de que nossa capital federal foi concebida e vem sendo historicamente incensada como uma conquista da modernidade urbana e um projeto que faz avançar, futuristicamente, a concepção de vida urbana.

E também continua de pé a grande propaganda, difundida amplamente na própria Brasília, em torno de Niemeyer-Lúcio Costa como tendo sido revolucionários em algum sentido urbanístico e, com isso, deixando-se de lado a marca social dessa capital e o sinistro desterramento que foi sendo feito dos trabalhadores para lugares remotos e distantes do centro, as chamadas cidades-satélites.

Qual o significado de todo esse projeto? Em que condições de Brasil ele aconteceu? Por que ele é revelador, em alguma medida, da impotência histórica e social da classe dominante brasileira mesmo quando tem tudo na mão para, de fato, empreender um projeto urbano humano e não a Brasília real que fundaram?

Questões como essas atravessam a intervenção, de 39 minutos que pode ser conferida abaixo.

[Crédito de imagens: site edgarlisboa.com.br “Construção-de-Brasilia-a-contribuição-do-negro” e também do site BP.Blogspot.com]
Caso lhe interesse conferir o áudio:




Comentários

Comentar