×

Racismo | "Brasil, um George Floyd a cada 23 minutos" diz The Guardian

Tendo em vista mais um brutal assassinato, o do jovem trabalhador Moïse Kabagambe, imigrante congolês, o jornal inglês, The Guardian, traz nesta sexta-feira (04/02) uma reportagem sobre o assassinato, recordando também do fato de que no Brasil há “um George Floyd a cada 23 minutos”.

sexta-feira 4 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

“Milhares de manifestantes devem chegar às ruas do Brasil no sábado para protestar contra o assassinato de um jovem refugiado congolês cujo assassinato – capturado em imagens de vídeo arrepiantes – causou uma explosão de raiva pelo racismo estrutural enraizado e violência de ódio”, reprodução da reportagem do The Guardian.

Leia também o depoimento de Letícia Parks, fundadora do Quilombo Vermelho:

O assassinato de Moïse acabou de se tornar um símbolo trágico da precarização do trabalho aprofundada pela reforma trabalhista. Ao negociar diretamente com o patrão, nos termos de um trabalho ultra precário e informal, como incentiva a reforma, Moïse, não apenas não recebeu o salário devido por seus dois dias de trabalho, como sofreu a brutalidade do ódio racista e xenófobo que a burguesia tanto utiliza para nos manter divididos entre homens e mulheres, negros e brancos, héteros e LGBTs. Mas nós sabemos que somos mulheres, homens, negras, brancos e LGBTs trabalhadores, unidos na resistência diária à exploração do nosso trabalho mal pago, cada vez com menos direitos. Nossa unidade tem que se fazer na luta. Se arrancarmos justiça por Moïse com a força da nossa mobilização, organizados enquanto classe, estaremos dando um passo importante luta contra o racismo, a xenofobia, toda forma de preconceito e fortalecendo nossa luta por direitos, contra as reformas e toda a herança maldita do golpe institucional que nos legou o bolsonarismo. Texto completo aqui.

“Confira as cidades que já confirmaram atos por Justiça por Moïse nesse sábado (05)”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias