×

Pandemia | Brasil tem pelo menos 12 mil órfãos da Covid, segundo cartórios do país

Dados de associação ligada a cartórios do país indica que há, pelo menos, 12.211 crianças de até 6 anos que perderam pai ou mãe pela covid. Milhares de famílias desmanteladas por mortes que poderiam ser evitadas.

sexta-feira 22 de outubro de 2021 | Edição do dia

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoa Naturais (Arpen), entidade que representa os cartórios de registro civil de todo o país.

O levantamento feito pela Arpen indica que há 12.211 crianças de até 6 anos que perderam o pai ou a mãe pela Covid. Cerca de 25% desse total são crianças com menos de 1 ano, recém-nascidas, que perderam um dos pais.

Apenas em São Paulo há um total de 3.836 crianças órfãs, 31% do total.

Além de adoecer, deixar sequelas, ceifar centenas de milhares de vidas, a Covid deixa a triste marca de milhares de órfãos. Muito provavelmente os números reais são muito maiores, tendo em vista a dificuldade de cobertura por parte dos cartórios.

A política negacionista de Bolsonaro, aliada aos ajustes e ataques do Congresso e governadores, é responsável pela situação em que se encontra o país. Bolsonaro boicotou vacinas, ajudou à proliferação do vírus, minimizou seu perigo e ainda fez deboche de vítimas e familiares. Governadores de vários estados não garantiram o direito à quarentena para boa parte dos trabalhadores expondo-os ao vírus enquanto faziam demagogia pseudo-científica.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias