×

Povos Indígenas | Bolsonaro tem 5 dias para se explicar sobre a situação dos Yanomami ao STF

Decisão do STF foi tomada nesta quarta-feira (17), em meio a diversas denúncias de agravamento das condições de vida da etnia.

quinta-feira 18 de novembro de 2021 | Edição do dia

IMAGEM: Reuters

Na última quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ao presidente Jair Bolsonaro, um prazo de cinco dias para explicar sobre a situação dos indígenas Yanomami. A decisão envolve o requerimento ao presidente para informar sobre diversos temas sobre acerca da etnia, como sua situação nutricional, saneamento e de serviços de saúde e medicamentos.

Leia Também: Em Roraima garimpo matou sete indígenas em seis meses, 4 deles crianças

Em meio a isso, o governo se encontra com inúmeras denúncias referentes aos impactos do avanço do garimpo ilegal nas terras indígenas, que vem culminando em diversos problemas na segurança e saúde destes povos. Algo que inclusive, a partir do Marco Temporal, poderia se agravar, conforme a demarcação dos indígenas seria mais favorável ao agronegócio ou outros setores que exploram a natureza.

Saiba Mais: Contra o Marco Temporal, indígenas Pataxó Hã-Hã-Hãe fecharam rodovia na Bahia

Por outro lado, ainda que o órgão determine essa imposição ao governo, o próprio STF também vem cumprindo com um papel que se apoia na piora das condições de vida dos indígenas, onde o próprio processo de julgamento do Marco Temporal se encontra suspenso e, ao mesmo tempo, empatado, tendo a votos favoráveis a este projeto por parte desses ministros.

Leia Também: Não confiamos em Alexandre de Moraes nem no STF para combater a extrema direita




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias