×

MANAUS SUFOCA | Bolsonaro sabia desde o dia 8 de janeiro sobre escassez de oxigênio em Manaus

Segundo informações que constam no ofício do advogado-geral da União, José Levi Mello Júnior, encaminhado ao STF neste domingo (17), o Ministério da Saúde sabia da escassez de oxigênio em Manaus, com seis dias de antecedência com riqueza de detalhe e ainda assim tardou a tomar medidas.

segunda-feira 18 de janeiro de 2021 | Edição do dia

Foto : Márcio James/Amazônia Real

Diante da caótica situação de Manaus onde os trabalhadores da saúde precisaram ventilar manualmente os pacientes e escolher àqueles que terão acesso a oxigênio está sendo investigado pelo Supremo Tribunal regional a responsabilidade do governo Federal pela morte de dezenas de pessoas.

Conforme a Advocacia-Geral da União (AGU) ao STF nos dias 3 e 4 de janeiro, nas reuniões do secretariado já haviam sinalizado a possibilidade de colapso no sistema de saúde em Manaus, com o conhecimento do Ministério da Saúde (MS) desde a última semana de dezembro de 2020.

Além disso, a própria fornecedora do oxigênio hospitalar, a White Martins, em ofício encaminhado para o governo do Amazonas, e também para o MS, já havia sinalizado que a demanda superava e muito a quantidade que a Secretaria Estadual de Saúde "o imprevisto aumento da demanda ocorrido nos últimos dias agravou consideravelmente a situação de forma abrupta". Essa demanda superava e muito a quantidade contratada pela Secretaria Estadual de Saúde.

Na sexta (15), o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o governo federal forneça oxigênio aos hospitais da capital do Amazonas e deu 48 horas para a apresentação de um plano de enfrentamento à situação de emergência.

A AGU ainda informou que, diante da calamidade no Estado, devido a falta de oxigênio, o governo brasileiro buscou a ajuda de três países para tentar garantir o transporte do insumo até o Amazonas: Estados Unidos, Chile e Israel. Apesar dos três países serem governados por políticos de direita ou extrema direita, próximos ao campo político de Bolsonaro, nenhuma ajuda se materializou.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias