×

CORONAVÍRUS | Bolsonaro ameaça: "Quem quer dar o golpe jamais vai falar que vai dar"

Esbanjando golpismo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que "quem quer dar um golpe jamais vai falar que via dar", ao ser perguntado se tem intenção de golpe de Estado.

sábado 28 de março de 2020 | Edição do dia

Imagem: Sergio Lima/AFP

Esbanjando golpismo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira, 27, em entrevista ao programa Brasil Urgente, da Rede Band, que "quem quer dar um golpe jamais vai falar que via dar", ao ser perguntado se tem intenção de golpe de Estado.

O presidente alegou que não tomou medidas autoritárias em seu governo e não agiu contra a imprensa brasileira. Ele também defendeu que não restringiu a liberdade na internet. Nos últimos dias, Bolsonaro deu declarações que diminuem o coronavírus e anunciou a campanha da morte: O Brasil Não pode parar.

O Negacionismo de Bolsonaro menospreza previsões de centenas de milhares de mortos se país não tomar medidas contra o coronavírus. Para o Governo, lucros dos empresários estão acima da vida. Com muito medo das mobilizações sociais que podem vir, já ameaça que pode enveredar para um caminho mais duro que fechem o regime.

É preciso estar atento para a ofensiva reacionária que lança Bolsonaro sem ao mesmo tempo defender a linha dos governadores que também não são nenhuma alternativa. Aprofundar o isolamento individual sem que hajam testes massivos para amplas parcelas da população é como navegar sem um GPS. Ou seja, temos essa tecnologia e o estado poderia girar todas as suas forças para realizar uma quarentena que seja racional, mas prefere seguir o método que ignora a tecnologia de colocar a todos em quarentena.

O dado de que 80% dos infectados pelo coronavírus confirma a necessidade de testar não só os que apresentam sintomas. Dessa forma, é possível obter uma capacidade superior de planejamento para todo o resto da economia que deve girar todos os esforços para que hajam leitos, mascaras e respiradores para os infectados. As fábricas e toda a capacidade produtiva do país precisam alterar sua produção para garantir a demanda, sob controle dos próprios trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias