BONAPARTISMO / BOLSONARO / FASCISMO /

Bolsonarismo: fascismo ou bonapartismo? [Vídeo 49 minutos]

Gilson Dantas

Brasília

quinta-feira 18 de junho| Edição do dia

Com o impacto da potente rebelião negra nos Estados Unidos, movimentos de rua se desenvolvem no Brasil, seja em torno da questão negra, seja contra Bolsonaro.

Muitos deles, além de antirracistas se declaram antifascistas.

Portanto, uma discussão que tem a ver com esse momento é a que procure definir que situação política estamos atravessando, como se alinham os fatores de poder, quais as saídas e por que a tal “frente ampla antifascista”, onde entrem todos, inclusive inimigos notórios da classe trabalhadora, não faz parte de uma estratégia que realmente afirme a independência política da classe trabalhadora, que conduza à vitória.

Foi esse o tema de recente reunião do Comitê Esquerda Diário DF-GO [Cerrado], intitulado Bolsonarismo: fascismo ou bonapartismo? Contando com uma importante audiência entre os companheiros/as que acompanham e integram esse Comitê aberto, o rico debate abarcou questões como o papel dessas “frentes amplas” [entre burguesia e trabalhadores] em vários momentos históricos, onde os trabalhadores sempre saem perdendo, também se comparou experiências como a do Estado Novo getulista, do Pinochet no Chile, governo Temer, Bolsonaro hoje e a questão do nazi-fascismo.

Procurou-se buscar os conceitos sociológicos para que esse debate não fosse impressionista e nem por fora da composição de classe dos movimentos e, ao final, novas questões sobre esse tema foram postas.

O vídeo da intervenção de abertura está disponível a seguir:




Tópicos relacionados

Bonapartismo   /    antifascismo   /    Governo Bolsonaro   /    fascismo

Comentários

Comentar