Redação
Na quinta-feira (14/11), assembleia com mais de 1500 trabalhadores aprovou a continuidade da greve das educadoras e educadores municipais de BH, em contraponto à chantagem da Prefeitura, que tenta negociar direitos em detrimento do salário dos (...)
Redação Minas Gerais
Estudantes de Artes Visuais da UFMG membres do coletivo de juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária - chamam TODES graduandos e pós-graduandos do curso a discutir e começar a colocar em prática a necessidade de fundarmos uma entidade estudantil que represente democraticamente os (...)
Faísca - UFMG
Estudantes da Escola de Belas Artes da UFMG fizeram intervenção contra o projeto apelidado de Escola sem partido, que na verdade visa impor a censura nas salas de aula, aprovado em primeira instância na noite de ontem (14) na Câmara Municipal de Belo (...)
Para o DCE UFMG conheça as ideias da Chapa 3, "Nosso futuro vale mais que o lucro deles", formada pela Faísca, pelo grupo de mulheres Pão e Rosas e por estudantes independentes. A votação acontece na UFMG nos dias 8 e 9 de outubro (terça e quarta-feira), (...)
Nosso futuro vale mais que o lucro deles
A universidade realizou uma forte paralisação nos dias 2 e 3 de outubro contra os cortes de Bolsonaro às universidades e à educação, contra o Future-se, parando todas as aulas e com atividades em diversos cursos, sobretudo na Biologia. Estudantes, técnicos e professores aderiram a greve, uma grande (...)
Semana passada nós da juventude Faísca Anticapitalista e Revolucionária soltamos uma carta às e aos estudantes da UFMG, propondo a estes, suas entidades e organizações a organizarmos uma plenária para debater qual o programa é preciso para fortalecer nosso DCE como uma entidade militante contra (...)
Está aberto o processo eleitoral para o DCE de uma das principais universidades federais do país, cujos estudantes protagonizaram grandes assembleias e manifestações no último período contra os ataques à educação e à previdência. Que DCE precisamos para haver uma organização dos estudantes à altura de (...)
Ontem (19) alunos e professores do IEMG protestaram contra o fechamento de turmas na instituição pela Secretaria da Educação do governador Romeu Zema (NOVO). A mudança vai piorar a qualidade do ensino, com superlotação de salas, e causar demissões de professores e trabalhadores da (...)
Após assembleia realizada ontem (6), trabalhadoras e trabalhadores terceirizados das Caixas Escolares e MGS votaram por paralisar as atividades por 3 dias, até o dia 8, contra a medida do prefeito Alexandre Kalil (PSD), que colocou na rua mais de 4 mil trabalhadores da educação de Belo (...)
Em Minas Gerais, os trabalhadores deram uma tremenda demonstração de forças paralisando em diversas categorias e locais de estudo.
No dia da greve geral, além da paralisação de categorias importantes do estado, milhares de jovens e trabalhadores foram às ruas de Belo Horizonte contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro e contra os cortes na educação.
Trabalhadores da Cemig, Correios, Copasa, também aderiram a greve na capital, junto a professores, servidores da saúde, petroleiros, trabalhadores da UFMG.
A votação acontece hoje, quarta-feira, dia 05/06. O estudante vota na urna do prédio onde faz mais disciplinas. Conheça e apoie as ideias da Chapa 4, “São eles ou nós”, que quer construir uma grande greve geral no 14J, unindo a juventude aos trabalhadores em luta contra os cortes na educação, contra a (...)
A eleição de delegados para o Congresso da UNE na UFMG será no dia 5 de junho. Conheça as ideias da Chapa 4, formada pela juventude Faísca - Anticapitalista e Revolucionária, pelo grupo de mulheres Pão e Rosas e por independentes.
Para que no dia 30 de maio derrotemos os cortes na educação precisamos construir a mobilização na UFMG com assembleias de base convocadas pelo DCE e demais entidades estudantis, e nos aliarmos aos trabalhadores exigindo da UNE que inclua a luta contra a reforma da previdência na ordem do dia e das (...)
Pão e Rosas - UFMGFaísca - UFMG
Maré
Hoje (02/05) haverá um Conselho de Entidades de Base da UFMG que pautará, dentre outros assuntos, o 57° Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), mas essa discussão tão importante já deveria ter sido feita com a base dos estudantes como parte de preparar uma forte oposição aos ataques de (...)
MaréElisa Campos
Sem taxar as fortunas dos empresários das grandes mineradoras de MG, a solução que o governador reacionário encontra para “equilibrar” as contas públicas é cortar drasticamente na educação.
Apenas a Vale, responsável por mais um crime contra a população e os trabalhadores de Minas Gerais na cidade de Brumadinho, é devedora de 275 milhões.
Flavia Valle