Mundo Operário

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM

Barulhaço nos hospitais de Jujuy (Argentina), por mais financiamento na saúde e melhores condições de trabalho

No Dia Internacional da Enfermagem, trabalhadores e trabalhadoras da saúde de toda a província fizeram um "barulhaço" para protestar contra a falta de suprimentos e as más condições de trabalho.

terça-feira 12 de maio| Edição do dia

Depois das 10h30 da manhã, todos os hospitais e centros de saúde da província foram palco de um protesto dos trabalhadores da saúde. Aqueles que estão na "linha de frente" na luta contra o coronavírus, pararam alguns minutos de seu "trabalho essencial" para tornar visível uma reivindicação que vem antes da pandemia, mas que foi agravada nos últimos tempos: falta de suprimentos, medidas de biossegurança, baixos salários, insegurança no emprego, entre outras demandas. Os sindicatos ATSA, UPCN, APUAP, ATE - CTA se uniram para a medida.

A Associação de Saúde das Bases afirmou: “nós, que apoiamos o sistema público de saúde, passamos mais de quarenta dias na linha de frente do combate ao Covid 19, mas também contra a dengue e com um sistema de saúde à deriva. Muito além de não ter casos confirmados na província, nos expomos a trabalhar sem medidas de proteção ou de biossegurança, sem os suprimentos ou equipamentos necessários. Sem remédios para as pessoas que precisavam e até nos contagiando com doenças evitáveis, como a dengue, devido à negligência do governo. ”

Ao mesmo tempo, denunciaram que "durante a quarentena, o governo aproveitou a situação para intensificar os ritmos de trabalho sem incorporar mais trabalhadores ao sistema de saúde, gerando doenças e estresse laboral".


Hospital Pablo Soria - San Salvador de Jujuy

Por esse motivo, exigem que os líderes sindicais convoquem “assembleias de todos os profissionais de saúde por estabelecimento, que podem até ser virtuais, para avaliar as etapas a serem seguidas e votar em um plano de luta para conquistar nossas reivindicações e os direitos dos / das pacientes "


Hospital Oscar Orias - Libertador Gral. San Martín


Hospital Wenseslao Gallardo - Palpalá


Hospital Materno Infantil - San Salvador de Jujuy

Publicado originalmente no La Izquierda Diario Argentina




Comentários

Comentar