×

RACISMO | Bandeira dos confederados é exposta em feira escolar em Santa Barbara d’Oeste

quinta-feira 12 de outubro de 2017 | Edição do dia

O pai de um aluno de uma escola municipal da cidade de Santa Barbara d’Oeste denunciou que a bandeira os confederados foi exibida em uma feira escolar que aborava diferentes assuntos. A escola justificou que a bandeira estava lá por curiosidade os alunos, já que houve uma imigração de confederados para a cidade.

"É um absurdo, uma falha tremenda, levantar uma bandeira racista para as crianças dentro de uma escola", disse o pai do aluno sobre a presença da bandeira no evento escolar. Ele também afirmou que outros pais se sentiram constrangidos. “A gente luta até pelo feriado da Consciência Negra e a prefeitura permite isso daí. Como fica a cabeça da criança? Estamos ensinando a história de racistas. Eu fiquei constrangido, assim como outros pais", criticou.”

O movimento negro irá avaliar a situação, enquanto a secretaria da Educação justificou dizendo que o objetivo era ampliar o conhecimento dos alunos. Para o João Leopoldo Padoveze, presidente da Fraternidade Descendência Americana, houve elogios sobre o trabalho e afirmou que faz parte da história da cidade.

Quem foram os Confederados?

A Guerra Civil americana que ocorreu de 1861 à 1865 haviam dois grupos que se destacavam: os Estados da União, que queriam aboliar a escravidão e iniciar um projeto de desenvolvimento economico, e de outros os Estados Confederados da América, que eram a parcela dona de grandes plantações e apoiadora da manutenção da escravidão.

A bandeira dos confederaos foi e ainda é um simbolo que expressa o racismo e as politicas segregacionistas profundas de grupos nazistas e conservadores americanos. Recentemente houve uma manifestação da extrema direita nos Estados Unidos contra negros, imigrantes e homossexuais, e este simbolo foi novamente levantado, bem como o da Kun Klux Klan.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias