Mundo Operário

BANCÁRIOS

Bancos fecharam 10.680 postos de trabalhos em 2017 e banqueiros seguem lucrando

sexta-feira 18 de agosto| Edição do dia

Política de redução de agências físicas e aumento de operações bancárias digitais reduzem postos de trabalho para que os banqueiros tenham mais lucro.

Apenas no primeiro semestre de 2017, 10.680 bancários foram demitidos no país, graças a políticas de redução de agências físicas e o aumento de operações bancárias pela internet e caixas eletrônicos. Apesar disso, os usuários estão pagando mais por esse serviço.

Essas demissões não são resultado da crise econômica brasileira. No primeiro trimestre deste ano, a Caixa Econômica Federal, que corresponde a 42,5% dos postos de trabalho fechados, lucrou 81,8%, o que equivale a R$ 1,48 bilhão. Enquanto isso, a taxa de desemprego ficou em 13% no mês passado.

VEJA TAMBÉM Bradesco quer demissões voluntárias para garantir e aumentar seus lucros

Dos trabalhadores demitidos, cerca de 7.900 têm entre 50 e 64 anos. Resultado direto do plano a demissões voluntárias e incentivo a aposentadoria da Caixa, Banco do Brasil e Bradesco.

Para aumentar seus lucros, os banqueiros estão demitindo funcionários e substituindo postos de trabalhos por operações eletrônicas, o que aumenta o desemprego no país.

Fonte: CUT




Tópicos relacionados

Desemprego   /    Bancários   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar