Internacional

ÚLTIMA NOTÍCIA

Ban Ki–moon se reuniu com Macri hoje

No dia de hoje, o secretário geral da ONU visitou o presidente Macri e a chanceler Susana Malcorra, aspirante a sucedê-lo quando acabar o seu mandato. As expectativas do setor exportador e sua visita ao Parque da Memória.

terça-feira 9 de agosto| Edição do dia

Neste momento, o presidente Macri lidera um almoço no Museu da Casa do Governo como parte do protocolo junto com membros do gabinete nacional, chefes militares, deputados e empresários. Durante a tarde, o Secretário Geral também se reunirá com o titular da Câmara dos Deputados Emilio Monzo e com o Juiz da Corte Suprema, Ricardo Lorenzetti.

Mas há um encontro em que o governo tem grandes expectativas. Trata-se da reunião que terá com a Ministra das Relações Exteriores, Susana Malcorra, que foi sua chefe de gabinete e agora tem aspirações de sucedê-lo como titular da ONU. Depois do encontro com John Kerry, a chanceler espera um novo gesto positivo que a deixe numa melhor posição para ficar no cargo no começo de 2017. Na última votação preliminar, entrou em uma das listas de candidatos, mas ainda não é a preferida.

Como Hollande e Obama fizeram, está previsto que Ban Ki – Moon visite o Parque da Memória, em sintonia com o discurso de “reconciliação” que o governo Macri busca instalar perante a comunidade internacional.

Por fim se espera, sobretudo no setor exportador, que a visita do Secretário Geral seja chave, para concretizar convênios com o setor. Como expressou o presidente da Câmera de Exportadores da República Argentina (Cera), Enrique Mantilla “É uma oportunidade para impulsionar na Argentina a ratificação de dois convênios da ONU: TIR, o Convênio Aduaneiro, relativo ao transporte internacional de mercadoria sob amparo do Caderno TIR e o Convênio Internacional, sobre a harmonização dos controles de mercadorias nas fronteiras”.

Tradutor Guilherme Soares




Tópicos relacionados

Mauricio Macri   /    Internacional

Comentários

Comentar