×

UFRGS | "Balbúrdia" são os cortes de 30% e a reforma da previdência! Parar a UFRGS em 15/05 contra Bolsonaro

Bolsonaro e o ministro Abraham Weintraub acabam de anunciar corte de 30% no orçamento das universidades federais, que se soma ao corte de R$5,8 bilhões anunciado em março. Contra esses ataques está sendo convocada uma paralisação nacional da educação para o dia 15 de maio. Nós da Faísca entendemos que as eleições do DCE e do Conune na UFRGS devem estar a serviço de construir essa mobilização, exigindo dos sindicatos e centrais sindicais assembleias nos locais de trabalho para efetivar a greve geral marcada para 14/06. Convocamos todas e todos debater e construir conosco essa perspectiva.

sexta-feira 3 de maio de 2019 | Edição do dia

Foto: Guilherme Borges. Estudantes da UFRGS protestam contra o congelamento de investimentos públicos

Bolsonaro e o ministro da educação acabam de anunciar corte de 30% no orçamento das universidades federais, que se soma ao corte de R$5,8 bilhões anunciado em março. É por isso que querem estudantes que não pensem em política. Sua prioridade é aprovar a reforma da previdência para nos fazer trabalhar até morrer, para que a classe trabalhadora, a juventude e o povo pobre e oprimido paguem pela crise capitalista com sangue e suor. Contra todos esses ataques está sendo convocada uma paralisação nacional da educação para o dia 15 de maio. Os trabalhadores da UFRGS e os professores do estado, indicam que paralisarão. É urgente que o DCE, os DAs e os CAs convoquem assembleias nos cursos para organizar os estudantes. É preciso parar a UFRGS e transformar esta data em um forte dia de lutas, exigindo dos sindicatos e centrais sindicais assembleias nos locais de trabalho rumo à greve geral marcada para 14/06.

Bolsonaro é fruto do golpe institucional a partir do qual se impõe mudanças em sentido mais autoritário no regime político, tendo o judiciário como protagonista. Com ele sobe ao poder o que há de mais anti operário, racista, machista, LGBTfóbico e reacionário na política brasileira. Neste cenário os estudantes podem ser parte de erguer uma resposta revolucionária aos planos de Bolsonaro e do imperialismo, para que os capitalistas paguem pela crise. É com essa perspectiva que nós da Juventude Faísca e do Grupo de Mulheres Pão e Rosas convocamos todas e todos os estudantes a construir a paralisação do dia 15 em cada curso, e também comparecer ao ato marcado para esta data às 18h na Faced, batalhando para que se unifique com as ações dos professores do estado, e pressionando os DAs, CAs, o DCE e as centrais sindicais para que a greve geral marcada para 14/06 se efetive.

As eleições para o DCE e para o Conune precisam estar a serviço de enfrentar a reforma da previdência e os ataques de Bolsonaro

Entre os dias 13 e 23 de maio ocorrerá na UFRGS o processo de eleições para o DCE e de delegados para o Conune. O congresso da UNE ocorre entre 3 e 7 de julho. Este poderia ser um momento histórico, que fizesse emergir a juventude como uma forte oposição política a toda a podridão do governo e seus ataques. Porém, a UNE não vem honrando seu passado de lutas e enfrentamento com a ditadura militar. A burocracia da UJS, Levante Popular da Juventude e do PT, que dirigem a entidade, a transformaram em uma indústria de carteirinhas (caríssimas, aliás), que não vem servindo para organizar o movimento estudantil. Enquanto UJS e PCdoB fazem acordos com gente da laia de Rodrigo Maia (DEM), governadores do PT como Rui Costa declaram apoio à reforma da previdência mediante algumas alterações. Colocam a entidade, assim como o DCE da UFRGS que UJS e PT dirigem, a serviço dessa política que na prática constrói a passividade, apostando em uma fraca oposição parlamentar para esperar até as próximas eleições, tentar voltar ao governo e administrar o que sobrar do país depois de Bolsonaro. Com essa “resistência institucional”, apostam suas fichas nos diálogos com Maia e o STF, em detrimento da luta estudantil e a aliança com os trabalhadores.

Para que a UNE seja uma ferramenta de combate é necessário colocá-la nas mãos dos estudantes, varrendo a burocracia da UJS que freia as lutas e afasta essa entidade das bases. Exemplo disso é a mudança de data do congresso, que estava marcado para um feriado e agora será em dias úteis e letivos, impedindo a participação sobretudo dos estudantes trabalhadores. A Oposição de Esquerda (PSOL, PCR, PCB) assiste passivamente as manobras da burocracia e a paralisia que é imposta à entidade, de maneira muita vezes acrítica, sem apresentar uma política alternativa. Ao invés de seguir o caminho do PT, o PSOL deve colocar seus parlamentares e figuras a serviço de exigir dos sindicatos, das centrais sindicais e da própria UNE uma grande batalha nacional contra a reforma da previdência, que as entidades estudantis e de trabalhadores organizem assembleias nos locais de trabalho e estudo para construir a paralisação nacional do dia 14/06. Os CA’s que dirigem devem convocar assembleias para organizar o 15/05. Nós do Pão e Rosas chamamos ainda este partido e todas as mulheres lutadoras do país a organizar um encontro nacional para erguer uma grande luta por justiça para Marielle Franco.

Convocamos cada estudante a ser parte de construir uma forte oposição revolucionária a Bolsonaro na UFRGS, que combata também a burocracia da UNE e do DCE que freiam a nossa luta, e aponte uma saída para que os capitalistas paguem pela crise, com o não pagamento da dívida pública. Contra os cortes na educação, os ataques aos cotistas, os indeferimentos de matrícula que expulsam os estudantes negros e pobres da universidade, lutemos pelo fim do vestibular e pela estatização do ensino privado como forma de ampliar as vagas e tirar a educação das mãos dos tubarões do ensino. Entendemos que as eleições para o Conune e para o DCE, com o espaço que se abre para debater com setores mais amplos de estudantes, devem estar a serviço de construir a paralisação do dia 15/05 e a greve geral marcada para 14/06. Venha debater conosco essa perspectiva. Nossa plenária aberta ocorrerá no dia 11 de maio, às 15h, em baixo do Prédio Branco, no Campus Centro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias