×

AJUSTES CAMPINAS | Aumento na água e no transporte: A virada de Jonas contra a população

quinta-feira 31 de dezembro de 2015 | 00:00

O prefeito Jonas Donizette já anuncia para o inicio de 2016, o aumento da tarifa de ônibus e aumento na conta de água. A tarifa passará de 3,50 para 3,80 e a conta de água aumentará em torno dos 10%. Como parte do plano de governo, quem paga pela crise que vem se agudizando somos nós, a juventude e a classe trabalhadora. Como parte de uma linha estadual anunciada nesse final de ano, de aumento de tarifas em todo estado, inclusive na capital sendo o PT quem implementa e fecha com o governo do estado para passar esse reajuste. Porém o que eles não devem estar contando é com a continuidade da organização dos estudantes do estado que ocuparam suas escolas, derrotando o governador e já se organizam para responder a mais esse ataque.

Com um claro projeto politico em vista, ao invés de investir para que a população possa frequentar a cidade e circular livremente entre os locais ou que tenha livre acesso a água, esse governo, assim como outros em diversos locais do país, vem a cada dia tirando mais isso da população e fechando com empresários em prol de seus lucros. Muitos estudantes e trabalhadores mal conseguem lidar com os altos custos de suas contas com água, luz, transporte, muitas vezes não conseguindo acesso a essas necessidades básicas, no caso do transporte, as vezes nem conseguindo pagar a passagem para sua entrevista de emprego. Essa politica de acordo entre os governantes, no caso de Campinas Jonas e a mafia dos transportes, é algo rotineiro em que os governos rifam completamente os acessos da população as questões mais básicas da vida. Um governo que ao longo do ano já demonstrou fortes ataques ao acesso da juventude aos espaços da cidade e a ocupação desses lugares por essa juventude, como já foi demonstrada aqui e sempre ter em perspectiva uma continuidade na organizacao que vem surgindo desde Junho de 2013.

Em retrospectiva ao que foi 2015, para pensar o que foi a conta de água nesse ano, lembrar do aumento que já consta em nossas contas que saiu em Agosto e já noticiamos aqui, lembrar também das contas de luz e todos os reajustes que tivemos que enfrentar, enquanto nossos empregos vão sendo atacados e os salários corroídos pela inflação. Pensar também que deveremos pagar mais por um serviço que a cada dia vem sendo mais precarizado, no inicio do ano demitindo todos os cobradores, sobrecarregando os motoristas com duas funções, deixando-os extremamente desgastados e estressados. Pensar também em como esses veículos são verdadeiras latas de sardinha e com frequentes defeitos durante as viagens. É um completo absurdo termos de pagar por isso, termos de pagar por um transporte que deveria ser assegurado já e, quanto mais pagar mais por um serviço que cada vez mais vem sendo precarizado.

Todos esses elementos evidenciam para nós a continuidade de Junho de 2013, que se mostra na força dessa juventude que ocupou suas escolas e derrotou o governador e o seu projeto e agora vai parar barrar esse aumento e mostrar também como não é apenas pelos 0,30 centavos, vamos por muito mais unidos e organizados contra essa politica dos governos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias