×

MANIFESTAÇÕES EM TODO O PAÍS | Atos em todo o país repudiam o racismo e assustam Bolsonaro

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, vimos hoje as ruas do país serem tomadas por milhares de pessoas que se levantam protestando contra o racismo e contra o governo de extrema-direita de Bolsonaro e Mourão. Veja fotos e vídeos.

domingo 7 de junho de 2020 | Edição do dia

Veja cobertura comentada pelo Esquerda Diário das manifestações em todo país:

Leia também: Acuado, Bolsonaro mantém silêncio até o momento sobre atos contra o governo em todo o país

Esse domingo, 7, foi marcado por manifestações em diversas capitais do país. Logo de manhã, Brasília foi o palco do primeiro ato do dia, colocando milhares nas ruas e fazendo os apoiadores de Bolsonaro passarem vergonha com seu ínfimo ato de apoio ao presidente.

No Rio de Janeiro, também o centro da cidade foi tomado pelo repúdio ao racismo e a Bolsonaro. Os manifestantes se deitaram, lembrando os monstruosos assassinatos policiais contra os negros, como de George Floyd nos EUA e João Pedro no Brasil.

Em São Paulo, um ato que tomou o Largo da Batata mostrou a força da luta contra esse governo obscurantista e o racismo:

E mesmo a cobertura da imprensa patronal foi obrigada a mostrar o ridículo do esvaziado ato bolsonarista em contraposição à manifestação antifascista:

No interior do estado, manifestações ocorreram também em cidades como Campinas, Araras e Piracicaba.

Em Minas, as ruas de Belo Horizonte também viraram palco para as manifestações anti-bolsonaristas.

Também no Rio Grande do Sul, Porto Alegre teve uma manifestação, se somando à mobilização nacional.

Muitos dos que não puderam ir às ruas por causa da pandemia também encontraram sua forma de apoiar as manifestações por meio dos panelaços que ocorreram em diversos locais.

Também em todo o mundo vimos diversas manifestações contra o racismo. No Estado Espanhol, as cidades de Madrid e Barcelona tiveram atos imensos, na França oa manifestantes enfrentaram as proibições de manifestações, e em Roma, na Itália, também os manifestantes foram às ruas:

Na Inglaterra, manifestantes em Bristol derrubaram uma estátua de Edward Colston, traficante de escravos, e a jogaram em um rio:

Ver essa foto no Instagram

ATO ANTIRRACISTA INGLATERRA | Em Bristol, na Inglaterra, manifestantes em ato antirracista derrubam estátua de homenagem a traficante de escravos, Edward Colston, e jogam em rio. Manifestantes classificam como "histórico e icônico" este momento, simboliza a força dos atos antirracistas pelo mundo colocando abaixo, literalmente, estátuas e símbolos de um dos maiores crimes da história: a escravidão do povo negro. #icantbreathe #justiceforgeorgefloyd #georgefloyd #justicaporjoaopedro #policia #racismo #antirracismo #antirracista #violenciapolicial #london #londres #internacional #europa #justicaparamiguel #justiçaparageorgefloyd #australia #lutadeclasses #esquerda #esquerdabrasileira #manifestação #ato #protesto #escravidão

Uma publicação compartilhada por Esquerda Diário (@esquerdadiariooficial) em

Toda essa revolta que se expressa nas ruas mostra que é possível e imprescindível irmos por mais. Nossa luta tem que ser pela derrubada desse governo autoritário, obscurantista e que ataca todos os nossos direitos. Mas não basta tirar Bolsonaro e em seu lugar colocar Mourão, outro militar saudoso da ditadura. Precisamos lutar por uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana, que seja organizada pelos trabalhadores, pelo povo negro em luta, e sem confiar em nossos inimigos como Rodrigo Maia ou o STF, que são responsáveis por passar de mãos dadas com Bolsonaro os maiores ataques contra os trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias