Cultura

INTERNACIONAL

Ator da série Merlí contra Macri e Rajoy: “são a oligarquia”

Douglas Silva

Estudante da UFJF

quarta-feira 21 de fevereiro| Edição do dia

A série catalã que na Argentina já conquistou milhares de fãs, também passou a conquistar os brasileiros com o professor de Filosofia – Merlí Bergeron.

Em entrevista ao jornal argentino, Tiempo Argentino, o ator que interpreta Merlí, Francesc Orella, deixou clara suas diferenças com a direita e o regime de Rajoy na Espanha e o governo Macri na Argentina.

Orella se colocou duramente contra a “monarquia parlamentar imposta” da Espanha “com um rei atual que é mais feroz que seu pai”. Também destacou a proximidade entre Macri e Rajoy. “As direitas no mundo se unem. São a oligarquia. O regime autoritário espanhol é um amigo da direita de qualquer lugar. O retrocesso é descarado; é ultrajante o que estamos vivendo. Foi difícil conseguir as poucas liberdades que tivemos”.

Sobre a independência da Catalunha, Orella destaca o retrocesso que vive a Espanha com o regime de Rajoy, a perseguição e prisão dos independentistas e a judicialização da política.

Leia também: Uma pesquisa mostra que a maioria dos catalães apoiam a independência da Catalunha

Se endurece o golpe contra a Catalunha: Liberdade aos presos políticos! Greve Geral Já!

Na entrevista o ator também fala da importância dos professores nas sociedades. “Eles têm muita responsabilidade: é aí que crianças e jovens começam a aprender, além da família. Na Espanha e na Catalunha, muitas das coisas que sofremos a nível social provêm de um problema na educação, de ignorância”.




Tópicos relacionados

Catalunha   /    Séries   /    Argentina   /    Cultura   /    Política   /    Internacional

Comentários

Comentar