×

LUTAS EDUCAÇÃO RIO DE JANEIRO | Ato de estudantes no Rio demonstra espírito vivo de luta!

sábado 7 de maio de 2016 | Edição do dia

Na manhã dessa sexta-feira (06/05), estudantes dos colégios CAIC Tiradentes e CAIC Reverendo Tucker, realizaram um ato por melhores condições de ensino nas suas escolas, que fazem parte da luta por educação no estado do RJ, assim como contra a violência racista da polícia e contra a repressão.

Os colégios estão localizados na Gamboa, ao lado do teleférico da Providência, sendo que ambos ocupam o mesmo prédio. O CAIC Tiradentes já mudou de prédio várias vezes e está a três anos dividindo espaço com o CAIC Reverendo Tucker na Gamboa, o que explícita o nível de precariedade e falta de investimento na educação básica do estado do Rio de Janeiro.

O ato começou às 10 horas da manhã, saindo das escolas até chegarem ao SEEDUC, também na Gamboa, onde os estudantes cobraram suas pautas em aos membros da secretaria de educação que não deram uma resposta a elas.

A energia dos estudantes que protestavam era imensa. Mesmo com um número reduzido, foram corajosos de fecharam 3 vias de uma pista que segue até a rodoviária, gerando um engarrafamento significativo. Havia um espírito de combatividade muito grande, que remete ao que foi e está sendo a luta dos secundaristas de São Paulo. As palavras de ordem era por melhores condições de ensino, mais investimentos em educação, mas também contra a violência, chacina e repressão policial.

Esse segundo elemento apareceu muito em resposta ao que ocorreu no dia anterior. O BOPE havia invadido o morro da Providência, próximo ao colégio, ao mesmo tempo em que a SEEDUC estava sendo desocupada. Um policial do BOPE foi morto, fato que criou uma tensão entre estudantes que estavam desocupando o SEEDUC em função da reação ultraviolenta do BOPE, havendo até mesmo relatos de morte no local.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias