×

REVOLUÇÃO E O NEGRO | Atividade ’Questão Negra e Marxismo’ essa semana em Natal (RN) e Campina Grande (PB)

segunda-feira 21 de agosto de 2017 | Edição do dia

Nos dias 22 e 23 de agosto, em Natal e em Campina Grande, a “Questão Negra e Marxismo” será tema de conferência, com a participação de Marcelo Pablito, que além de trabalhador do Restaurante Universitário da USP é dirigente do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), e membro do Sindicato de Trabalhadores da USP (Sintusp).

Em Natal, a atividade acontecerá no dia 22/08, no Auditório D do CCHLA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir das 18h30min.

Em Campina Grande, a conferência acontecerá no dia 23/08, na Sala 15 do Hall das Placas do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande, a partir das 14h.

O debate que está proposto é sobre a relação direta entre a questão negra, o marxismo e a classe trabalhadora. É importante conectar esses debates no sentido de unir luta dos negros e da classe trabalhadora, lutas comuns que tem aparecido dissociadas. É uma condição para pensar a atualidade de grandes fenômenos políticos, como o Black Lives Matter (BLM) nos Estados Unidos, a grande luta dos estudantes sul-africanos pela educação superior gratuita e de qualidade. Todas essas lutas servem de inspiração para organizar a resistência no Brasil contra as reformas de Temer, que desencadeiam uma profunda precarização dos trabalhadores e da juventude, especialmente negra.

Nessa oportunidade será lançado o livro "A Revolução e o Negro", que contêm um conjunto de documentos clássicos do marxismo e novas elaborações acerca da história de luta dos negros contra o sistema capitalista de produção.


Temas

Nordeste    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias